A alegria de dizer sim ao Senhor para sempre

“Sacrifício e oferta não pediste, mas abriste os meus ouvidos; holocaustos e ofertas pelo pecado não exigiste. Então eu disse: "Aqui estou!" No livro está escrito a meu respeito. Tenho grande alegria em fazer a tua vontade, ó meu Deus; a tua lei está no fundo do meu coração” (Salmo 39, 6)

Por Emma Awuor Ganda

No dia 3 de dezembro de 2015, em Castelnuovo Dom Bosco, Itália, fizeram a Profissão Religiosa Perpétua as irmãs Abela Angelista Ishengoma, Immaculate Wanja Wanderi, Furaha Largi Mponzi e Emma Awuor Ganda.

profissaoperpetuaimmaculate“Sacrifício e oferta não pediste, mas abriste os meus ouvidos; holocaustos e ofertas pelo pecado não exigiste. Então eu disse: "Aqui estou!" No livro está escrito a meu respeito. Tenho grande alegria em fazer a tua vontade, ó meu Deus; a tua lei está no fundo do meu coração” (Salmo 39, 6)

Cada pessoa humana tem um profundo desejo de pertencer a alguém, de experimentar um amor incondicional. Quando percebemos que somos amados não obstante as fragilidades humanas, temos a energia interior para corresponder a este amor; uma profunda alegria e paz fazem o coração cantar o dia inteiro, e tornam a vida cotidiana transbordante de significado. Se a pessoa que nos ama e que amamos é o próprio Senhor, experimentamos duplamente alegria e paz enquanto é uma alegria e paz que o mundo não pode dar. O seu amor é um amor que nos surpreende e nos torna atenciosas e dóceis ao Espírito do Senhor presente nas pessoas que encontramos e nos acontecimentos de cada dia. É um amor que nos inculca uma profunda paixão pela salvação da humanidade, no seguimento de Jesus Cristo. Sim, este é o amor que nos envolveu e nos torna capazes de doarmo-nos aos outros como Jesus mesmo, o qual deu a sua vida pela salvação da humanidade. Isto nos dá a coragem de dizer-lhe nosso “Sim” e de pertencer totalmente a Ele. Estes foram os sentimentos e a alegria que nós, quatro Irmãs experimentamos na preparação à Celebração do dom da nossa vida a Deus para sempre na Família das Missionárias da Consolata.

As palavras do salmo 39 faziam eco ao nosso desejo mais profundo e ao nosso júbilo quando estávamos pronunciando humildemente, com confiança, o nosso Sim e o nosso Magnificat ao Senhor. O dia 3 de dezembro de 2015 ficará impresso para sempre nos nossos corações.

A celebração teve lugar na Paróquia Santo André em Castelnuovo Dom Bosco, Itália; lugar muito significativo para nós Missionárias da Consolata, pois é a cidade de origem do Pai Fundador, José Allamano, e nesta igreja ele foi batizado. É também a cidade natal de outros santos como Dom Bosco, São José Cafasso, São Domingos Sávio.

A participação das nossas Irmãs, dos parentes, dos amigos, de toda a comunidade cristã deu solenidade e alegria à celebração, precedida por Padre Pietro Trabucco, com a presença de vários Missionários da Consolata.

Padre Trabucco na homilia nos desafiou e estimulou a seguir as pegadas de São Francisco Xavier, que é um dos nossos Santos Padroeiros, indicado pelo Padre Allamano. Resumiu a vida deste santo como a pessoa que viveu toda para Deus e toda para os outros, sabendo dar muita atenção ao cultivo da vida interior, pois esta é necessária para viver em plenitude a vida missionária. No fim da homilia invocamos a presença dos santos que perseveraram no discipulado de Jesus, cantando a ladainha dos Santos. Em seguida, pronunciamos o nosso SIM, assumindo o compromisso de viver os Conselhos Evangélicos de pobreza, castidade e obediência por toda a vida. Estes votos manifestam o nosso profundo desejo de pertencer completamente ao Senhor e de trabalhar pelo Reino, segundo o Carima da Família das Missionárias da Consolata.

Emma Awuor Ganda, MC, fez os votos de profissão religiosa perpétua.