CELEBRAR É IMERGIR NO ACONTECIMENTO

 Celebrar é trazer para o momento presente a graça do chamado divino, da resposta e da fidelidade

Por Renata Albina Smaniotto

DSC04974Na Casa Regional das Irmãs Missionárias da Consolata há hoje, 27 de janeiro de 2018, uma atmosfera de festa. Celebramos a comemoração da fundação da nossa Família Missionária. Estamos presentes muitos membros desta Família: Irmãs, Padres e Leigos. Nosso Fundador, o Bem-aventurado José Allamano, nos legou o Carisma de sermos “presença da consolação” entre os povos anunciando Jesus aos que não o conhecem. “Presença de consolação” é gerar relações humanizadoras e transformadoras, é servir ao próximo caído nas estradas da história, nos caminhos da vida. Ser missionária é ir em direção à pessoa “onde ela estiver”.

DSC04935Aqui estamos hoje para celebrar, reconhecendo as intervenções de Deus: na vida e história da nossa Família Missionária e na vida e história de cada uma de nós.

Entre os que aqui se reúnem para a festa, está quem celebra seu Jubileu de 65 anos, Irmã Estevina Chiarelli, Irmã Liria Ronchi e nós que celebramos o Jubileu de Ouro, de Vida Consagrada Missionária, Irmã Renata Albina Smaniotto, Irmã Teobaldina Oro e Padre Claudio Morneau. Jubileu de doação e de alegria, pois Deus preenche nosso coração e a missão dá sentido ao nosso viver. Recordamos nossas colegas Jubilares dispersas no mundo missionário, mas hoje tão presentes em nossa ação de graças e de festa. Celebrar é trazer para o momento presente a graça do chamado divino, da resposta e da fidelidade. Ritos e tempos nos colocam em contato com a “santidade” do fato celebrado, e produz algo de sagrado no ser de quem celebra. No decorrer da vida, precisamos de intervalos que nos levam para o nosso interior, nos sinergizam e nos relançam para nova dinâmica na vivência da vocação religiosa missionária.

DSC04991Há entre nós uma atmosfera de fraternidade, de alegria, de gratidão. Conosco jubilares, estão presentes vários nossos familiares, pessoas amigas que em nossa vida e história foram e são significativas, pessoas que cruzam ou paralelam em nosso viver, que nos ajudam a seguir na doação diária, na entrega total a serviço do Reino de Jesus.

Louvor a Deus por seu amor e chamado; entrega do nosso viver a esta nossa Família Missionária que nos acolheu e nos lança nos desafios da missão; gratidão aos nossos familiares que nos apoiaram em nossa vocação e às pessoas amigas que nos incentivam.

Celebramos implorando que a juventude de hoje abra o seu coração para perceber e acolher o chamado divino; a seguirem a vocação missionária, e, tenham a generosidade da entrega. Acreditem, vale a pena ser feliz nesta entrega!

Renata Albina Smaniotto é Missionária da Consolata SP.