Conselho Continental toma posse

Nova direção para a Região América das Missionárias da Consolata assume em São Paulo.

Por Paulo Mzé

Em celebração eucarística marcada para às 11h, na Casa Regional das Missionárias da Consolata, no Bairro Mandaqui, zona norte da capital paulista, tomou posse no último domingo, 7 de outubro de 2018, a nova direção para a Região América das Missionárias da Consolata, irmãs Gabriella Bono, Graça Maria dos Santos Lameiro, Lina Beatrice Lucas Kessy, Maria Dina Pudu e Maria Angelina Deretti.

A missa de posse foi presidida pelo padre Jaime Carlos Patias, missionário da Consolata, atual Conselheiro Geral e responsável pelo Continente América, diante de uma considerável presença das Missionárias da Consolata que trabalham no Brasil e representantes de Argentina, Colômbia, Venezuela e Estados Unidos.

IMG_2711Durante a homilia, padre Jaime tendo em conta a liturgia do 27º domingo do tempo comum, começou falando da primeira leitura (Gn 2, 18-24). Segundo ele, a leitura “lembra que o projeto inicial de Deus é a harmonia da criação. No matrimônio, homem e mulher formam uma só carne; uma única realidade. Por sua natureza é um amor único”. Sobre a segunda leitura (Hb 2, 9-11) padre Jaime disse que a leitura destaca a grandeza de Cristo. “Na humildade de Jesus que assumiu nossa condição humana remida até a morte, está sua grandeza e a plenitude da glória de Deus”. Sobre o evangelho (Mc 10, 2-16) disse que “o evangelho ensina a radicalidade do seguimento a Jesus, a finalidade no serviço ao outro, a opção pelos pobres, simbolizada pelo acolhimento às crianças, e o alerta sobre os perigos das riquezas. No Evangelho, como na primeira leitura, Jesus convida a descobrir o projeto original de Deus, que está acima das leis e normas. Deus criou o homem e a mulher. Os dois foram criados em igualdade de condição. Deus não criou o homem com poder sobre a mulher. Não criou a mulher submissa ao homem.

A propósito do dia 7 de outubro, 28º aniversário de beatificação de José Allamano, padre Jaime convidou todos a voltar para as fontes. Ao projeto original de Deus. Fez referência a duas filhas do fundador, as irmãs Irene Stefani e Leonela Sgorbati também bem-aventuradas. Segundo padre Jaime isto nos mostra que estamos no caminho do martírio e da santidade. Allamano é um excelente educador de esperança, de coragem e perseverança. Padre Jaime citou a centralidade de Cristo; o Amor à Igreja; Unidade de intentos; evangelização e promoção humana e o amor a Nossa Senhora Consolata.

Sobre o fato da oficialização da Região América, padre Jaime dirigindo-se às missionárias da Consolata sublinhou duas características do fundador: a missão e a Santidade de Vida.

IMG_2703Padre Jaime lembrou a todos os missionários e missionárias presentes que a consagração é para missão Ad Gentes, por toda a vida. “Existimos para a missão”, lembrou. O Bem-aventurado José Allamano foi o precursor do ensinamento conciliar de que “a Igreja peregrina é por sua natureza missionária” (AG 2). Para tal, exige-se grande santidade. Allamano nos lembra hoje que “a missão requer grande santidade de vida”, que se concretiza em fazer a vontade de Deus.

Padre Jaime lembrou a todos que, se ontem foram eles e elas, hoje devemos ser nós. Portanto, é gratificante sentir-se parte dessa família missionária de consagrados e consagradas para a Missão. Padre Jaime lembrou a todos os missionários e missionárias da Consolata que estamos vivendo um tempo de graça e discernimento, mas, também de ousadia. Escolhemos a Revitalização e Reestruturação – a Unificação para renovar o carisma, aprofundar a identidade, em fidelidade à missão Ad Gentes crescendo na unidade de intentos.

Padre Jaime, no final de sua fala disse que o Bem-aventurado José Allamano nos recorda que é preciso uma mudança de mentalidade, para voltar às origens e criar algo novo.

No final da celebração, coube a Irmã Anair Voltolini motivar o momento simbólico de posse da nova Direção América. Onde cada uma das representantes recebeu uma vela. Também no final da celebração a Irmã Maria Conceição Nascimento da Silva, conselheira geral das Missionárias da Consolata e responsável pelo Continente América apresentou a todas a carta da direção geral das Missionárias da Consolata, por conta daquela celebração. Após a missa, houve um almoço de confraternização.

Paulo Mzé, imc, é diretor da Revista Missões.