DO PRIMEIRO GRUPO DE IRMÃS BRASILEIRAS

Ir. Aparecia fez parte do grupo das primeiras Irmãs brasileiras

Por Lourdes Bonapaz

Irmã Maria Aparecida faleceu dia 07/09/21 na Casa Allamano em São Miguel Paulista, SP com 94 anos de idade e 72 de Profissão Religiosa.

DSC05446Ir. Aparecia fez parte do grupo das primeiras Irmãs brasileiras e ingressou no Instituto em 1945, com a chegada de nossas Irmãs em Rio do Oeste, SC. (Quando as Irmãs chegaram ao Brasil, já tinha este grupo de jovens que aguardavam ansiosas por elas, as jovens eram acompanhadas vocacionalmente pelos Padres Missionários da Consolata que já estavam em Rio do Oeste). Lá, ela fez todo o seu percurso formativo e professou os Primeiros votos Religiosos, permanecendo até inícios de 1953 quando foi transferida para São Paulo e emitiu seus votos Perpétuos no Instituto das Missionárias da Consolata em 1955.

IMG-20210908-WA0005Em sua longa jornada aqui na terra, foi uma Irmã estudiosa e prestativa, como também dedicada ao ensino desde os primeiros anos de vida no Instituto. Ensinou datilografia por vários anos no Colégio Consolata SP, Erechim RS, Cafelândia PR e em Rio do Oeste SC. Ela também serviu em todas as nossas comunidades da Região Brasil em várias atividades internas e na catequese e esteve alguns anos em Boa Vista, Roraima. Era muito prendada na arte do Crochê, não só ensinava, mas fazia muitas peças para a feirinha de final de ano e como lembranças para os benfeitores da Congregação.

Com problemas de saúde e mais idade, Irmã Aparecida dedicava tempo para visitar às famílias e acompanha-las no caminho da fé. Ela também indicava ao Pároco as famílias que deviam ser visitadas por um sacerdote, como testemunhou um deles. Insistia muito na oração, e ela mesmo dedicava muito tempo à oração pessoal, e não soltava o terço da mão. Também era muito assídua e comprometida, à sua hora de Adoração ao Santíssimo, diariamente. Jesus no sacrário era sua fonte de vida e Salvação.

Irmã Aparecida tinha muito medo de morrer, como testemunhou a sua superiora. Ela disse também que a irmã conseguiu fazer a entrega de sua vida, fruto de sua preparação para este momento e de sua dedicação a Deus e à Mãe Consolata e partiu serena e em paz.

Que nossa irmã interceda a lá do céu muitas vocações para a Igreja missionária e para nossa Família Consolata que ela tanto amava.

Lourdes Bonapaz é Missionária da Consolata, SP