É QUARESMA – TEMPO DE RENASCER

 É um tempo que pode mudar o coração e fazer renascer a luz de uma fé mais firme

Por Anair Voltolini

A Quarta-feira de Cinzas introduz o tempo litúrgico da Quaresma. É um tempo importante que pode mudar o coração e fazer renascer a luz de uma fé mais firme, para um testemunho mais corajoso e altruísta dos valores do Evangelho.

A imposição das cinzas recorda a fragilidade da pessoa e solicita a uma mudança: “Convertei-vos e crede no evangelho”, diz o sacerdote a cada pessoa que se aproxima com humildade, sem medo de deixar-se sujar a fronte ou a cabeça pelas cinzas, símbolo de penitência.

74138336O apostolo Paulo na carta segunda aos Coríntios 6,2, escreve: “Este é o tempo favorável; este é o tempo da salvação”. A Igreja aplica esta palavra justamente no início deste tempo litúrgico como convite a iniciar um caminho de conversão no amor, um tempo de avaliação da própria vida em preparação ao evento pascal.

Etapas ou exercícios no caminho: JEJUM, ORAÇÃO E ESMOLA.

A primeira etapa é perceber a fome: fome da palavra, de sentido da vida, de autenticidade. Fome de Deus. Moderação de desejos desordenados...

O segundo exercício é a oração: oração pessoal, sobretudo aquela da escuta do Senhor que fala. É este o tempo favorável de leitura, de escuta da Palavra de Deus, para entender e acolher os valores de vida cristã que devem ser vividos, testemunhados e anunciados pelos discípulos missionários de Jesus. Portanto rezar com a Palavra de Deus é entrar em intimidade com o Senhor da vida e experimentar seu amor por cada pessoa.

Enfim a terceira etapa é a esmola: Este tempo se caracteriza pelo forte convite a espalancar o coração às necessidades dos outros; a doar-se até se tornar pão repartido para a humanidade; a deixar que o Espírito impulsione para o deserto e transforme o viver cotidiano à semelhança do viver de Cristo.

cf-16Para a Igreja no Brasil, isto é para os discípulos de Jesus – todos os batizados – o Tempo da quaresma é marcado fortemente pela Campanha da Fraternidade. É este um apelo a crescer na consciência de que “Somos todos irmãos!”. É um convite a rever o próprio estilo de vida em relação à outra pessoa. Toda pessoa é imagem e semelhança de Deus, por isso mesmo digna de ser acolhida, respeitada e tratada com os mesmos sentimentos do coração de Deus: misericórdia, amor, compaixão, justiça, ternura....

É preciso assumir, é urgente, o compromisso de cada cidadão de superar a violência. Este é o empenho solicitado pela Campanha deste ano 2018 – Fraternidade e superação da violência. Nunca foi tão urgente esta batalha como em nossos dias! O exercício da bondade, da não violência, da mansidão, do perdão... no comportamento de cada pessoa no dia a dia, serão os gestos que farão a diferença na sociedade atual e na vida da Igreja.  Sejamos nós, eu e você a fazer a diferença que queremos ver acontecendo no Brasil e no mundo.

Anair Voltolini, MC, Superiora Regional no Brasil.