FESTA JUBILAR NA CASA JOSÉ ALLAMANO

 

No dia 27 de janeiro de 2019 a festa das jubilares foi na Casa Allamano, São Miguel Paulista.

Por Rosa Clara Franzoi

No dia 27 de janeiro de 2019 a festa das jubilares foi na Casa Allamano, São Miguel Paulista, dado que algumas Irmãs, por idade e doença não puderam participar na Casa Regional. A casa foi decorada com capricho: refeitório, corredores, sobretudo a Capela. Ao lado da Consolata e do Fundador estava uma decoração com os números: 70, 65,60 e 50, conforme os jubileus.
20190127_082530As jubilares desta comunidade eram 7 ao todo. As Irmãs: Pacifica Schiavi, Maria Aparecida Monteiro, Teresa Feltrin e Henriqueta Moratelli, 70 anos de Profissão Religiosa; Irmã Cleide Negro 65, Irmã Anaída Chiarelli 60, e Irmã Susana Possamai 50.

Para a comunidade José Allamano a festa teve um significado todo particular porque 3 Irmãs, Maria Aparecida, Teresa e Henriqueta fizeram parte do primeiro grupo de Missionárias da Consolata em terras brasileiras, lembrando também as que estão fora do Brasil em Missão; Irmã Maria Pia Tambosi (Moçambique) e Irmã Maria dos Anjos Nardelli (Argentina).

20190127_082626A semente lançada pelos missionários da Consolata em 1936 vindo da Itália e já atuando em Rio do Oeste, Santa Catarina, Brasil começou a germinar antes mesmo da chegada das Irmãs da Itália. Estas, chegando, em 1946 encontraram um grupo de 17 jovens que haviam sido orientadas e guiadas à vida missionária pelo Padre Domingos Fiorina. Este grupo constituiu o tronco do qual descendemos todas nós nascidas em terras brasileiras.

Como não celebrar esta data tão importante da História do Instituto no Brasil, por isto esse dia foi de muita festa e expressões de Ação de Graças e de júbilo.

A Eucaristia solene foi presidida pelo superior Frei Ailton, concelebrada pelo Frei Cleyton, dos Freis Trinitários, nossos vizinhos com os quais algumas Irmãs trabalham nas comunidades pertencentes à Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Na homilia, frei Ailton enalteceu o dom da vocação Missionária e o amor incondicional de Deus que acompanhou toda a longa caminhada das Irmãs Jubilares.

Participaram da missa um bom número de Irmãs vindas das outras comunidades de São Paulo dentre as quais, a Superiora Regional da Região América, a Irmã Gabriella Bono, Irmãs da congregação que atua nas escolas de surdos mudos e outras Irmãs, alguns LMC e pessoas amigas que freqüentam a nossa capela.

O almoço foi um momento de congraçamento em que além, das Irmãs da comunidade, os padres Trinitários com seus seminaristas, vários amigos e benfeitores se deliciaram.

Todos com o coração agradecido louvaram a Deus, à Mãe Consolata e ao Bem aventurado José Allamano, a presença das missionárias neste pedacinho de chão de São Paulo que é São Miguel
Paulista.

Rosa Clara Franzoi é Missionária da Consolata, SP.