REFLEXÃO SOBRE OS IDOSOS

Tudo vale a pena quando a alma não é pequena

De Domingas Moratelli

IMG-20170727-WA0015Festa de São Joaquim e Santa Ana, padroeiros dos Idosos. Irmã Domingas Moratelli, Missionária da Consolata, falando a um grupo de pessoas idosas na Paróquia Cristo Ressuscitado em Itaquera, S. Paulo.

Estamos comemorando o dia dos Idosos. Primeiramente, parabéns e uma forte salva de palmas às avós e a todas as pessoas idosas, que estamos aqui!

Pediram-me de fazer uma reflexão sobre o idoso. Muito em breve vou falar como devemos ver e entender o idoso. Digo Idoso, não digo velho, pois são termos bem diferentes. Idoso e velho são duas pessoas que até podem ter a mesma idade no cartório, mas têm idade bem diferente no coração.

Cada fase da vida: Infância, adolescência, juventude, adulto e terceira idade, melhor dizendo: “melhor idade”, tem seu encanto, sua doçura, suas descobertas.

Sábia é a pessoa que sabe desfrutar, aproveitar bem cada uma das fases em plenitude, extraindo dela o melhor. Somente assim, valorizando as experiências e oportunidades vividas, ao final de seus anos guardará a jovialidade de uma pessoa sábia.

A experiência conquistada com a vida é a melhor mestra. Ouvindo uma pessoa idosa quantas coisas lindas e ricas ela nos transmite na sua simplicidade. A experiência convence, encanta, é vida vivida e provada.

A pessoa idosa tem esta riqueza para nos oferecer. Digam os netos, das suas avós, dos seus avôs, não é verdade? A pessoa idosa guarda a esperança de nunca ficar velha. Porque velha é a pessoa que perdeu o seu ideal, não sonha em projetos, vive fechada em si mesma, embrulhada nos seus problemas. Ninguém de nós quer ser assim, não é? Pois bem, a pessoa idosa leva uma vida ativa, cheia de projetos e de esperanças. Para ela, o tempo passa rápido, mas a velhice nunca chega! “A pessoa idosa permanece jovem, quando sabe acolher tudo o que é belo, bom e grande. É acolhedora das mensagens da natureza, das pessoas e principalmente de Deus”, disse Thomas Merton: Podemos ainda dizer que a velhice é a herança da juventude. “A tarde mostra o que foi o dia”. Isto é: como vivemos nossa juventude percebemo-nos em nossa velhice, ou seja, em nossa idade avançada.

Há em todos nós algo em que podemos sempre crescer e nos cultivar; e que devemos procurar de aumentar: é a capacidade de amar. O amor é sempre jovem no coração. O Amor não envelhece, é sempre novo quando cultivado com carinho. A pessoa idosa vive o tempo do amor, da ternura, da misericórdia e principalmente da oração! A oração deveria ser a vocação especial das pessoas idosas. A oração é o meio para não cair na solidão, que é o maior perigo da idade. O segredo da alegria, da serenidade, está na oração e vem da oração.

As pessoas idosas são vigilantes na oração, no sentido do Evangelho: “Fica conosco Senhor, pois já é tarde e a noite já vem chegando”. (Lc 24,29) “Precisamos de ti Senhor”!

Um Homem de 72 anos após ter ouvido o sermão de um padre escreveu: “A terceira idade é a idade do descanso. Não, do fazer nada.

Há tantas coisas para se fazer, tantas mãos que se estendem, tantos corações para se amar, tantos sofredores para se ouvir e consolar, tantas alegrias para compartilhar...

A terceira idade é uma bela idade. Nada é inútil e, se não podemos fazer senão “coisinhas”, para Deus nada é pequeno.

Assim também dizia Fernando Pessoa: “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”.  Envelhecer bem é uma arte e mais ainda, uma graça!

Domingas Moratelli é Missionária da Consolata em SP