Retiro Espiritual: tempo de renovação

Quando se ora, a alma respira a fertilidade da existência humana - Paiva Neto.

Por Lourdes Bonapaz

As Missionárias da Consolata acreditam firmemente que os tempos fortes de oração, reflexão e contemplação são determinantes para a fecundidade do serviço missionário na Igreja e na sociedade. Uma vez no ano, participam de uma semana de Retiro Espiritual.

retiroconsolata2Cada irmã acolhe como dirigido a si o convite de Jesus aos seus discípulos: Venham! Vamos sozinhos para um lugar deserto a fim de descansarmos um pouco (Mc 6,31). Este é um tempo de encontro mais profundo com o Deus da vida, o Deus amor, ternura e misericórdia. No silêncio do coração, como num espaço deserto e secreto, o Deus que as ama, as chama e as envia em Missão continua se revelando; é um tempo de avaliação da própria vida à luz do Evangelho, dos valores carismáticos da Congregação e dos ensinamentos do Fundador, o Padre José Allamano; é um tempo de renovação e determinação para pautar a própria existência nos caminhos da santidade.

Na semana de 20 a 28 de abril, um grupo de 23 irmãs se reuniu na Casa Regional, em São Paulo, num clima de silêncio e de oração para esta experiência de encontro com o Senhor e consigo mesmo, fazendo acontecer em sua vida a beleza da intimidade com Deus. As irmãs foram conduzidas pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, sob a luz e a sabedoria do Espírito do Senhor.

Padre José dos Passos, Sacerdote Jesuíta, foi o orientador do Retiro. Seu intento é facilitar esta experiência de imersão no mistério do Deus amor e misericórdia, que ama com ternura cada pessoa. Só o desejo de buscá-Lo, afirma o Padre, e de encontrá-Lo numa relação Nova, já é graça – tudo é graça!