SÃO JOSÉ ALLAMANO "Sede santos, grandes santos"

 

Festa da Canonização de São José Allamano

Por Dinalva Moratelli

A partir do anúncio da notícia sobre a Canonização do Bem-aventurado José Allamano, uma luz começou a vislumbrar aos olhos de todos os que o conheciam, ou apenas ouviram falar dele. Uma energia contagiante começou a perpassar os Continentes, ou nos cantos da terra onde havia um missionário, uma missionária, LMC devotos do Allamano ou ainda apenas amigos da família Consolata.

1b7ddfeb-5a73-46bb-a486-801a0e05f0c2Aconteceu assim na pequena comunidade Eclesial que tem como padroeiro o Bem-aventurado José Allamano. A capela situa-se entre casas e prédios, na Rua Espírito Santo do Dourado, 934 – Vila Clara – São Miguel Paulista SP. Pode até passar despercebida por aqueles que transitam nesta rua, mas não pelos devotos de São José Allamano.

Ao entrar na pequena capela pela primeira vez me chamou a atenção, primeiramente a luz do Sacrário no centro, a imagem da Consolata e do Allamano no alto, em destaque. Como não se emocionar?  Como não vibrar? Como não lembrar as palavras do Allamano? Pequena, humilde, simples, mas muito bem cuidada, não faltando nada do essencial para celebrar com dignidade os Mistérios da Salvação. Assemelha-se ao jeito do Allamano, que dava grande valor à liturgia e aos cuidados do altar, e por que não: "O bem feito sem barulho"?

Ao tomar conhecimento de tão grande Evento (Canonização), as lideranças da comunidade mobilizaram-se e iniciaram uma reflexão e a programação em preparação ao dia. Tudo muito simples, mas com empenho, imensa alegria e entusiasmo.

Desde seus inícios esta comunidade teve a presença das Missionárias da Consolata que plantaram raízes de fé e amor à Consolata e ao Allamano, algumas já na eternidade, outras bem fragilizadas, mas muito estimadas por quem as conheceu.

b46335c0-ff30-4aea-b55d-c5d05902cf04Ao escolherem o Allamano como padroeiro acreditaram que um dia ele seria canonizado, e assim poderiam invocá-lo com o título: São José Allamano, dizia alguém da comunidade. Sendo também o mês missionário foi reiniciada a oração do terço nas famílias com a presença das irmãs que, animadas por aquilo que estava por vir se revezavam para participar.  Os preparativos mais próximos foram a liturgia do dia: ensaio de cantos apropriados, escolha de símbolos para a celebração e dinâmicas para divulgar o grande acontecimento envolvendo assim o povo na sua participação.

Foram confeccionadas camisetas para o dia com o Slogan: "Coragem, eu vos abençô-o", com a certeza de que o Allamano estava e estará presente.

O pároco, na pessoa do Frei Ailton Araújo, (Trinitários) fez o convite ao Bispo Diocesano Dom Algacir Munhak (Missionário Scalabriniano) para a Celebração de Ação de Graças. A resposta, para a alegria de todos, foi afirmativa. Dom Algacir fez o máximo de esforço para marcar presença, pois na mesma data celebrava a Crisma em outra paróquia.

Finalmente chega o grande dia. Um grupo de irmãs, após haver participado pela TV da Canonização em Roma, dirige-se à comunidade "Allamano" para a solene celebração. A abençoada chuva não impediu a participação do povo que transbordava de alegria, assim como nós Irmãs.

A presença dos Leigos Missionários da Consolata LMC) de São Miguel Paulista também foi marcante pela alegria e entusiasmo. A capela é pequena e se tornou menor ainda para acolher tanta gente vinda também de outras comunidades.

É impossível não se emocionar ao ver a entronização da imagem do Allamano na procissão de entrada e ser colocada no lugar preparado com muito carinho, bem como a sua Relíquia, acompanhada da música vibrante: "Allamano tuas bênçãos derrama...″

2d05258c-c176-451f-aa0c-6d29c379aa2eO Bispo, tomado pelo Ardor Missionário e pela alegria da Canonização do Allamano contagiou o povo deixando sábia mensagem. Expressando sua admiração pelo São José Allamano disse também que no próximo ano voltaria nesta comunidade para celebrar solenemente a missa com a liturgia própria do Santo e consagrando o altar e a capela, caso não estejam consagrados. Isto compromete a comunidade a se manter firme na caminhada.

Após a missa é feita a bênção da Placa do portão de entrada, sob os aplausos da comunidade

Como praxe após a missa é servido o café da manhã, partilha daquilo que as pessoas trouxeram e foi muito generosa, assim como o delicioso bolo, com a foto do Allamano!" E o povo não tem pressa para ir embora, porque este dia é muito especial e será memorável.

Mesmo antes da canonização, participando das missas na comunidade tive ocasião de ouvir algumas partilhas de pessoas que foram agraciadas por intercessão do Bem-aventurado José Allamano.  Tudo sem "barulho".

Vejam na Igreja esse Santo, simples bondoso e paterno, E Jesus Cristo lhe deu o amor das coisas celestes".

Por isso somos imensamente agradecidas a Deus pelas maravilhas que Deus opera em seus santos e hoje na pessoa de São José Allamano!

Dinalva Moratelli é Missionária da Consolata em São Miguel Paulista, SP