SEMANA DE ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA E VOCACIONAL

De 18 a 24 de agosto de 2022, na Paróquia de Santa Luiza de Marilac, Diocese de Governador Valadares-MG, por ocasião da celebração de “60 anos” da fundação desta Paróquia

Por Maria Schmitz e Carleta Gerard Longo

De 18 a 24 de agosto de 2022, na Paróquia de Santa Luiza de Marilac, Diocese de Governador Valadares-MG foi realizada uma Semana de Animação Missionária e vocacional pela ocasião da celebração de “60 anos” da fundação desta Paróquia.

Imagem3O pároco, padre Marcos Ramão e seus paroquianos convidaram as Irmãs Missionárias da Consolata, para dinamizar a semana Missionária dentro do mês vocacional, por fazerem parte desta história, por 20 anos, de 1986-2006. Foi um convite acolhido com muita alegria, gratidão e grande reconhecimento pela missão vivida ali por tantas de nossas irmãs, nestas terras e paróquia tão abençoada.

O voltar das Irmãs ali, depois de 16 anos de ausência em Marilac, levou sentimentos de alegria e muita emoção ao povo. Foi momento de memória por tudo o que as Irmãs realizaram em prol da evangelização e da promoção humana em geral junto ao povo.

c9622e1c-7820-4fe8-afa0-f50d17cd6668 (1)Durante esta semana foram realizadas visitas às famílias, priorizando as pessoas doentes e idosos, mesmo que todos gostariam de ser visitados pelas irmãs, pois diziam ser o próprio Deus visitando seu povo.

Foram visitados e realizados encontros com vários ministérios da comunidade como: os vicentinos, a pastoral da criança, os jovens, os catequistas e catequizando.

Muito emocionante foi celebrar com o povo a semana da família e outros vários momentos celebrativos, sobretudo o testemunho missionário, a memória e a história da presença das Irmãs que trabalharam nessa paróquia, despertando assim a dimensão missionária e vocacional de cada batizado; “A Missão na Mente, na Boca e no Coração” como dizia o Padre José Allamano.

A alegria de evangelizar encheu o nosso coração. Pois somos chamadas a anunciar e a testemunhar a verdadeira consolação que é Jesus Cristo.

Imagem1Nunca esqueceremos este povo de Deus em Marilac, pela sua simplicidade, acolhimento, generosidade, solidariedade e muita fé.

Voltamos para as nossas comunidades com o coração repleto de gratidão e reconhecimento deles pela nossa presença e pela presença dos 20 anos das Irmãs da Consolata no meio do povo realizando tantas maravilhas.

Deixamos o recardo para você jovem: se sentir o chamado de Deus para a vida religiosa missionária, não fique indecisa/o, pois, “o Senhor te chama hoje não sei se te chamará amanhã” (José alamano). Deus seja louvado por toda semente plantada!

Maria Schmitz e Carleta Gerard Longo são Missionárias da Consolata