PRESENÇAS  MISSIONÁRIAS NO BRASIL

Nós Missionárias da Consolata estamos presente em 17 países de quatro Continentes: Europa, Ásia, África e América. No Brasil temos Comunidades em vários Estados

Estado de São Paulo– SP

CASA REGIONAL
Bairro Mandaqui – Região Norte Santana

Esta Casa, localiza-se nas imediações do Horto Florestal - um  pedacinho de céu - com muito verde e canto dos pássaros. Esta é a sede da Região e a Comunidade que aqui residem é o coração da Região.  Daqui parte todo serviço de animação, de atenção e do “cuidado” da vida das outras comunidades nos diferentes Estados do Brasil; e portanto, é a casa mãe da Região Brasil e a sua característica é a ACOLHIDA: para encontros, cuidados de saúde, tempos de descanso, de retiros espirituais etc. Nela todas as irmãs se sentem em Casa. As Irmãs que formam a comunidade, além dos serviços internos da Região, desenvolvem atividades, ligadas à Animação Missionária e Vocacional na Igreja Local e nas pastorais das Paróquias e grupos.

 

JARDIM CONSOLATA
Bairro Vila Nova Cachoeirinha, Região Norte Santana. 

Esta foi a nossa primeira presença em São Paulo. Neste local encontram-se duas comunidades bem distintas:

a) A Comunidade de Irmãs que já caminharam muito com missionárias e hoje são uma presença orante e de testemunho de uma vida marcada pela dedicação, em territórios de Missão Além

Fronteiras e em áreas carentes no nosso País.

b) Casa de Formação – Onde as jovens iniciam seus primeiros passos para a Vida Religiosa e Missionária.
 

COLÉGIO CONSOLATA
Bairro do Imirim

Desde sua fundação em 1949, o Colégio Consolata vem educando para a vida, semeando ideias, vivenciando valores e concretizando sonhos.

O “Consolata” apóia-se em uma filosofia de ensino inspirada nos princípios educativos e cristãos, idealizados pelo Padre José Allamano - fundador dos Missionários e Missionárias da Consolata - e nos valores da solidariedade e liberdade humana. Esta educação possibilita ao estudante a formação que ele necessita para desenvolver todas as suas potencialidades e se auto-realizar, preparando-se para o exercício consciente da cidadania e prosseguimento dos estudos.

Durante todos esses anos, muitíssimas irmãs passaram pelo Colégio doando o melhor de si mesmas, acreditando que a semente boa plantada desde a Ed. Infantil, o Ens. Fundamental e Ens. Médio, crescerá e dará frutos bons a seu tempo. No momento são quatro as irmãs que se dedicam na Missão de educar juntamente com as várias equipes de professores e colaboradores, formando uma grande comunidade educativa. O Colégio Consolata, se esforça para dar, ao mesmo tempo, um acompanhamento de formação cristã às famílias, com vários eventos nos momentos fortes do Ano Litúrgico. 

Para ulteriores informações segue o site: www.colegioconsolata.com.br
 

CENTRO COMUNITÁRIO NOSSA SENHORA APARECIDA
Bairro Jardim Peri – São Paulo-SP

A Comunidade surgiu após a Conferência de Puebla (1979) que teve como destaque várias opções e dentre elas a “Opção preferencial pelos pobres”. A partir desta opção, a Igreja começou a incentivar  as Congregações e Comunidades Religiosas a se inserirem na “Operação Periferia”. Também as Missionárias da Consolata fizeram uma inserção entre os pobres, no Jardim Peri, com a finalidade é cuidar da Pessoa e da sua Formação Humana e cristã. Em 1º de outubro de 1980 foi inaugurada no local uma pequena capela dedicada a Nossa Senhora Aparecida, dando assim início ao Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida. Hoje, após 35 anos de trabalho e dedicação da Comunidade local, em parceria com a prefeitura de São Paulo, vários projetos sociais estão em andamento.  Projetos que atingem:  Crianças (creche), adolescentes, jovens e famílias carentes. O Centro N. Senhora Aparecida já foi dividido em 5 Comunidades. Uma atenção particular é dada à formação religiosa – evangelização,  seja do Centro, como  de todas as 5 Comunidades.
 

CASA DE DESCANSO
Vila Caiçara – Praia Grande –SP

Todo operário tem direito a tempos de descanso. Este princípio vale também para a Missionária do Evangelho. A Comunidade de 3 Irmãs que ali residem têm a missão de acolher todas aquelas que necessitam de um tempo de descanso, refazerem as energias físicas, espirituais para uma maior qualidade de vida no serviço missionário.

 


CASA JOSÉ ALLAMANO
Bairro Vila Curuçá Velha - São Miguel Paulista – SP

A comunidade acolhe, acompanha e assiste as Irmãs anciãs e doentes. É uma presença que vive a Missão através da oração e o dom cotidiano da vida em união com Cristo Jesus que acolhe a dor e a cruz pela salvação da humanidade. Além deste serviço interno, algumas Irmãs coordenam e animam um centro social de artes domésticas para a mulher em parceria com a Prefeitura Municipal. O Centro é procurado, pela Igreja local para retiros espirituais, encontros de formação e grupos vários, nos finais de semana. As Irmãs se dedicam também ao acompanhamento de várias pastorais, comunidades e grupos de rua.

 

Estado de Goiás - GO

ESCOLA ANJO DA GUARDA
Brasília - DF

Em Brasília, as Irmãs da Comunidade realizam a Missão na Escola Infantil ‘Anjo da Guarda’.  Atuam com muita animação e criatividade, na educação e formação das crianças, no aprimoramento da interação das professoras e colaboradoras e na evangelização da família.

 

MISSÃO
Portelândia

Portelândia pertence à diocese de Jataí (GO). Iniciamos nosso trabalho missionário em Portelândia com a  finalidade da Animação Missionária e Vocacional da Igreja Local e a Formação dos Animadores das Pastorais nas paróquia e comunidades. Foi este o desejo do Bispo Dom (nome) de quem recebemos o convite para esta presença em sua diocese. A comunidade de Portelândia desempenha com muita dedicação estas dimensões apostólicas na comunidade cristã,  a qual não tem Pároco residente.

 

Estado do Mato Grosso do Sul - MS

MISSÃO
Dourados

A Inserção e a Ação Missionárias entre as minorias étnicas é uma prioridade apostólica da nossa Família Missionária. As 4 Irmãs ali residentes, com experiência missionária em outros lugares do Brasil e do mundo, desenvolvem sua ação na área indígena, trabalhando, sobretudo, com a formação da mulher, a educação e formação das crianças, através de projetos de ação social e de evangelização.

 

 

 

Estado do Pará – PA

MISSÃO
Ananindeua – Belém

Esta Comunidade nasceu em 2006  para a Evangelização, traduzida de várias maneiras: Uma presença curativa das Irmãs junto ao povo mais fragilizado do Icuí,  através de visitas domiciliares, escuta atenta, orientação. Também, prestam seu serviço missionário nas várias áreas pastorais da Comunidade paroquial: Infância e Adolescência Missionária, Juventude, Pastoral Social e Pastoral Litúrgica; além de um  acompanhamento ao projeto social da Paróquia, de nome AFIS = Associação Filantrópica  Icuí  Solidário e  no Projeto Arquidiocesano ‘Belém Casa do Pão’ com as famílias mais pobres. 

 

Estado de Roraima - RR

CASA REGIONAL
Boa Vista - RR

A Casa de  Boa Vista é a Casa Regional das Missionárias da Consolata. Portanto sua finalidade é a de “ser o coração da Região”, para acolhendo com amor e alegria toda pessoa que bate á porta e, sobretudo, colaborar para que cada Irmã, quando aqui vem,  possa sentir-se em casa, encontre espaço para refazer as energias e retomar se us trabalhos e responsabilidades com mais serenidade e coragem.  Além disso, diariamente atingimos o Hospital do Índio - Ir. Auristela Stinghen; o Rádio com o programa da Espiritualidade Allamaniana - Ir. Lina Kessy. Semanalmente, visitamos os doentes do Hospital Geral - Ir. M. Bernarda Otálvaro Grajales, e frequentemente, fazemos visitas  às comunidades dos bairros das olarias e outros.

 

CASA DA MISSÃO
Catrimani - RR

A nossa presença entre os indígenas da etnia Yanomami em Catrimani, é compartilhada com os missionários da Consolata.  As atividades são realizadas sempre em Equipe.  Procuramos ser junto a eles um testemunho evangélico que, de certa forma, provoque interrogantes a respeito das motivações pelas quais missionários e missionárias, estão naquele fim de mundo, prestando-lhes um serviço gratuito de doação, só por amor. O único meio de transporte é o taxi aéreo e, de vez em quando...  Preocupamo-nos em promover a dignidade humana do povo indígena, abrindo para eles novos horizontes, sobretudo estimulando os jovens ao estudo. Já temos vários jovens fazendo faculdade;  isto para que, depois, eles sejam os animadores e professores no desenvolvimento cultural do grupo.  Procuramos ser entre eles, uma presença de consolação, com iniciativas que promovem a vida, na convivência pacífica, no diálogo que respeite seus princípios religiosos e culturais.

 

MISSÃO
Normandia

A Comunidade das Missionárias das Consolata está inserida na cidade de Normandia, onde a maioria da população é indígena, do povo Macuxi e Wapichana, vindo da Guiana Inglesa e da terra indígena Raposa Serra do Sol.
A atividade Apostólica das Irmãs nesta comunidade é a de acompanhar as comunidades Indígenas e Urbanas nas suas Organizações de luta continua e de Manifestações pelos seus direitos.
Na cidade, as Irmãs visitam as Famílias acompanhadas pela Pastoral da Criança;  e levam a Eucaristia aos Idosos e doentes.

 

Estado do Amazonas - AM

MISSÃO
Manaus

Moramos numa preferia da grande metrópole de Manaus. Estamos inseridas no meio do povo simples, mas de coração grande. Trabalhamos nas pastorais  de duas Áreas Missionárias: Área Missionária de São Pedro Apóstolo e Área Missionária São Francisco das Chagas.

A Finalidade desta nossa Comunidade é: Ser Presença Solidária, avivando a dimensão profético-missionária, atuando na periferia, intensificando a opção pelos empobrecidos, para que haja VIDA digna onde ela é ameaçada.  Também acolhermos as jovens que querem fazer a experiência do "Vinde e Vede".  

 

Consolação e Esperança