CARISMA E ESPIRITUALIDADE

Chamadas a participar do Carisma, dom dado por Deus ao Fundador Padre  Jose Allamano, consagramos nossa vida a Jesus Cristo  para a  Missão Ad Gentes, ou seja, para os que ainda não receberam o anúncio da salvação. O Padre Allamano nos propõe a ‘santidade’ como alicerce da Missão. Ele dizia: “Antes santos/as, depois missionários”;  sendo que o ‘antes’ e o ‘depois’  não são cronológicos... os dois caminham juntos. Por isso, para enfrentar e vencer os desafios da Missão,  nos exortava a uma espiritualidade sólida:

  • Grande amor à Eucaristia. Ele escreveu: “Especialmente nas Missões, Jesus Sacramentado seja o vosso conselheiro, conforto e ajuda” (V.E. nº 153 pág. 212).
  • Filial amor e devoção a Maria, sob o título de CONSOLATA. Ele dizia às suas missionárias: “Foi olhando para N. Senhora Consolata que eu vos idealizei. Ela vos ama como a pupila dos seus olhos”.
  • Profundo espírito de família. Ele queria que vivêssemos em comunhão entre nós – família da Consolata. Dizia: “Lembrai-vos sempre que o Instituto é uma família: Irmãos e Irmãs que aprendem a viver juntos, para trabalharem  juntos na Missão” (V.E. 134 pág. 187).
  • Um grande amor à Igreja. O Fundador nos exortava a sermos sempre fiéis aos ensinamentos e orientações da Igreja e ter um particular apreço pelo Papa; não a este ou àquele Papa, mas ao Papa como tal.

Amor e dedicação ao trabalho, também o trabalho manual. Ele escreveu: “Na Missão, com a obediência e a caridade recíprocas é preciso ter um grande amor ao trabalho. Vamos à missão para evangelizar, sim; mas devemos pensar também em prover o nosso sustento”  ( VE  nº 55, pág. 91 a 93).