MÊS DE MAIO VIVENCIADO COM MARIA

 “Não tem mais vinho”(...)Fazei o que Ele vos disser” (João 2, 1-5)

Por Lina Beatrice Lucas Kessy

Não tem mais vinho”(...)Fazei o que Ele vos disser” (João 2, 1-5)

Constatamos que o mundo atravessa momentos difíceis de crises: com a pandemia do corona vírus (COVID19), muitas pessoas perderam seus entes queridos. Outras pessoas estão vivendo sozinhas, viúvos/as, pessoas sofrendo depressão etc.
Sinais da esperança: os agentes profissionais de saúde cuidando das pessoas sem medo, agentes de limpeza, de comunicação, solidariedade com muita criatividade etc.
Maria, a Virgem de Nazaré, a humilde serva do Senhor, a nossa Mãe, atenta a tudo... intercede por nós dizendo ao Seu Filho:  Filho “Não tem mais vinho”.

A nós Maria diz: “Fazei tudo o que Ele vos disser”.
Escutai Jesus, obedecei e confiai Nele. Ele é o único que pode nos ajudar a viver com esperança. O que Jesus nos diria neste tempo de pandemia? Como vivê-lo? E o mês de maio que tradicionalmente é mariano, como caminhar com Maria a nossa mãe que sempre nos escuta?

20200507_192720Incentivadas pelo convite do Papa Francisco de intensificar a reza do terço no mês de maio: “Queridos irmãos e irmãs, contemplar juntos a face de Cristo com o coração de Maria, nossa Mãe, nos tornará ainda mais unidos como família espiritual e nos ajudará a superar esta provação” (Papa Francisco). E seguindo a espiritualidade das irmãs missionárias da Consolata, em relação ao mês do maio, o Fundador Pe. José Allamano nos diz: “coloquemos especial empenho na oração; rezemos com todo fervor possível em união com as pessoas de Jesus e de Maria durante o dia”.

Nós da casa Regional São Paulo - comunidade de base e a direção regional transitória, procuramos vivenciar com intensidade, fé e esperança o momento atual, iluminadas pelo exemplo de Maria assim projetamos nossa vivência cotidiana:
Todos os dias pela manhã se lê uma reflexão sobre Nossa Senhora, tiradas da experiência do Fundador Pe. José Allamano, ou das bem-aventuradas Irene Stefani, Leonella Sgorbati, ou das primeiras irmãs, nossas pioneiras na missão.

Também é publicado na internet em nossa página, face book Consolata Brasil, um pensamento do Fundador sobre Nossa Senhora, com imagem da Consolata. Ainda intensificamos e prolongamos os momentos de Adoração a Jesus Sacramentado.

À tarde, juntas recitamos o terço acompanhado com reflexões e escolhendo uma das orações propostas do Papa Francisco.   “Faço votos que a meditação sobre o mistério de Maria os leve também a rezar com confiança o Rosário. Tratem de descobrir a beleza do Rosário! Que esta oração os acompanhe em cada dia de suas vidas”. Papa Francisco

À noite: Uma pequena procissão nos leva aos pés de nossa Mãe Consolata para agradecer, pedir sua bênção e proteção e consolação para nós e para a humanidade.

20200531_101845Uma vez por semana: Rezamos por um dos Territórios que faz parte da Região América. Trazendo presente irmãs, comunidades, realidades e a Padroeira de cada território. Com Maria nossa Mãe contemplamos e rezamos pelas irmãs e pela missão a elas confiadas. Uma oração bem incarnada, partindo sempre da cultura e das realidades da missão das irmãs e do povo de cada território.

Dia 08/05/2020 rezamos pelo território de Argentina/Bolívia, o dia que se celebra   Nossa Senhora de Luján, padroeira da Argentina. O momento de oração iniciou com a breve apresentação da Nossa Senhora de Luján e Nossa Senhora de Copacabana, Padroeira de Bolívia, sendo que Argentina e Bolívia formam um território só. Com Maria confiamos nas mãos de Deus as quatros comunidades que se encontram nesse território. Comunidade Isla de Canãs encontra-se no norte da Argentina; as irmãs são inseridas no meio povo originário andino (collas), aprendendo e partilhando com eles a vida nas atividades paroquiais, com as famílias, jovens, idosos etc.  Mendoza: comunidade formativa que acolhe as jovens desejosas de fazer parte da nossa família Religiosa Missionária, na etapa de formação inicial, que atualmente são três. Acompanham a equipe diretiva do colégio Santa Teresita e a parte da pastoral.  Na paróquia seguem algumas outras atividades. Comunidade Consolação e Moreno (Buenos Aires) a comunidade das irmãs idosas e doentes, felizes em viver a missão de rezar para todas as situações do mundo chamam-se “sacramentinas”. Vilacaya – Bolívia: são quatro irmãs acompanhando a realidade do povo originário “quechwa”. Uma realidade desafiadora pela falta de assistência eclesial, situação climática, altura, mas as irmãs procuram com alegria partilhar a vida com o povo recebendo e dando aquilo que Deus lhes deu.

Dia 16/05/2020 rezamos pelo território da Amazônia sendo acompanhadas pela intercessão da Nossa Senhora com o título Consolata que acompanhou e consolou o primeiro grupo das irmãs missionárias da Consolata que chegou a Roraima, acolhidas pelo povo devoto de Nossa Senhora do Carmo. Com o tempo as irmãs, movidas pelo Espirito Santo, se abriram ao estado de Amazonas, aonde são acompanhadas hoje por Nossa Senhora com caraterísticas do povo Amazônico. Com Nossa Senhora, nestes títulos, rezamos pelas comunidades, irmãs e povo que se encontram nesta realidade amazônica. A Comunidade de Boa Vista se encontra na capital do estado de Roraima e acolhe todas as irmãs das outras comunidades do território e as pessoas que chegam à porta, nos últimos tempos, principalmente os refugiados venezuelanos. Comunidade de Normandia fica ao norte do estado de Roraima aonde as irmãs missionárias e os missionários da Consolata, partilham a vida com os povos indígenas seja na cidade, como no interior aonde a realidade é gritante e desafiadora. Na Comunidade de Catrimani as Irmãs trabalham em equipe com os missionários da Consolata partilhando a vida com os povos Yanomâmi, uma missão de primeira evangelização. A equipe missionária se empenha em aprender a língua do povo para conseguir a comunicação e a inculturação. Isto requer muito respeito e paciência, mas nossas Irmãs são admiráveis nisso.

Dia 22/05/2020 - Território USA: Iniciamos a oração com uma breve história da Padroeira dos Estados Unidos de América: Nossa Senhora da Conceição. Com Maria contemplamos a beleza e os desafios da realidade dos Estados Unidos da América. A partir desta, rezamos pelas nossas presenças naquele território. Comunidade Belmont aonde as irmãs acompanham as atividades paroquias tais como, catequese, preparação e formação de lideranças, visitas aos enfermos e outras. Comunidade de Birmingham- Alabama na qual através o Centro de Atendimento Diocesano as Irmãs, com muita dedicação e respeito acolhem, escutam e acompanham as pessoas vulneráveis, afro-americanos e os migrantes de língua espanhol, principalmente do Centro América. Sacaton Arizona: as Irmãs estão na reserva dos nativos americanos “Pima”. Procuram aprender e caminhar juntos com eles, acompanhando as comunidades paroquiais daquela reserva.

Dia 29/05/2020: Território da Colômbia, iniciamos a oração com a apresentação da história de Nossa Senhora de Chiquinquirá, Padroeira do povo de diversas caraterísticas e riquezas da Colômbia. Pela intercessão de Nossa Senhora de Chiquinquirá confiamos a Deus todas as Irmãs, as comunidades, os povos a elas confiadas e o país como todo. A Comunidade Vergel encontra-se em Bogotá aonde as Irmãs com carinho e atenção acolhem as irmãs vindas das outras comunidades do território que ali chegam por vários motivos. E acompanham o colégio “Hermanas Misioneras de la Consolata”. Comunidade Madre Margherita: com fé, amor e esperança as Irmãs vivem a rica etapa da vida – “velhice e doença”, anunciando o reino de Deus como “sacramentinas”, isto é, rezando para as necessidades missionárias do mundo. Atendem também os grupos que vêm para realizar retiros ou momentos de formação dos alunos. Comunidade Puerto Leguizamo: as irmãs acompanham o povo originário seja da cidade como do interior. Procuram escutar, aprender e acompanhar através da formação, visitas etc. Assim as Irmãs atingem as crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, numa realidade muito desafiadora. Comunidade Vicente del Caguán – No Caquetá as Irmãs acompanham as atividades da paróquia: catequese, visita às famílias principalmente dos doentes. Uma Irmã acompanha o projeto na “Cidadela Amazônica Dom Bosco”, apoiando o processo de formação integral na liderança dos jovens camponeses. Os projetos formam jovens e adultos em situação de risco e vulnerabilidade. Elas os preparam para um futuro melhor na parte de lideranças, valores, projetos de agropecuária e transformação.

20200507_193141O mês de maio foi vivido com Maria nossa Mãe, contemplando as diferentes realidades pessoais, comunitárias, territoriais, continentais e do mundo. Foi muito rica essa vivência mariana. Com Maria procuramos escutar o que Jesus queria nos dizer; Ela continua nos convidando a escuta-Lo com fé, amor, esperança, solidariedade; a ter o coração da mãe que sempre está atenta, aberta em acolher tudo. Ela contempla e guarda tudo no coração para entregar ao seu Filho Jesus.
Maria continua caminhando e rezando conosco para que possamos fazer tudo o que Jesus nos disser.

Lina Beatrice Lucas Kessy é membro do Conselho provisório da Região América, SP