VISITA SURPRESA

A semana passada nossa escola Anjo da Guarda recebeu com alegria a visita de três Índios da Tribo Funiô

Por Isabel Cristina Tomazelli

IMG-20190426-WA0007

A semana passada nossa escola Anjo da Guarda recebeu com alegria a visita de três Índios da Tribo Funiô que moram numa das aldeias do interior de Pernambuco. Pena que não gravamos os nomes deles para poder escrevê-los aqui, já que são tão diferentes dos nossos e difíceis até de pronunciá-los.

Eles anualmente têm um encontro em Brasília promovido pela FUNAI- Sempre em abril na comemoração do dia do índio.

Esse ano na Esplanada dos Ministérios, 40 Tribos, de denominações diferentes, fizeram uma grande manifestação ou protesto.

Esta tribo de Pernambuco já conhecia nossa escola, pois se apresentou aqui em outras ocasiões em anos passados. Eles não só dançaram e cantaram com as crianças, mas também dialogaram com elas e interagiram apresentando seus artesanatos que sempre têm uma grande saída.

IMG-20190428-WA0013Por fim, nossos alunos entregaram uma caixa com biscoitos, balas e bombons para eles levarem às crianças de sua aldeia.

Este, não deixa de ser um gesto de inclusão e apreçamento do diferente e de enriquecimento de outras culturas. Nossas crianças, mais uma vez, ficaram muito feliz em recebê-los e poder partilhar com as crianças indígenas.

Na mesma ocasião, como Irmã Gabriella Bono, superiora da Região América se encontrava aqui de passagem para Boa Vista, as crianças também partilharam uma caixa com bombons, balas e pirulitos para ela levar às crianças venezuelanas em Boa Vista- RR. Gestos pequenos, mas que enobrecem quem doa e causa alegria a quem recebe.

Isabel Cristina Tomazelli é diretora da Escola Anjo da Guarda, Brasília.