Profetas da alegria e da esperança

É missão de todos nós, Deus chama eu quero ouvir a sua voz.

Por Maria Conceição Nascimento Da Silva

Todas as vezes que ouço ou que canto esta canção de Zé Vicente, que para mim é muito inspiradora, me vem em mente alguns profetas como Dom Paulo Evaristo Arns, Dom Helder Câmera, Dom Angélico Sândalo e outros “Dons” ou não “Dons” que foram verdadeiros DONS para a Igreja do Brasil e do mundo. Tantos jovens, tantas pessoas comprometidas com o Reino de Deus que nos disseram com a própria vida, com o próprio testemunho de fé e de amor, que de fato anunciar o Reino é missão de todos nós! A Missão do Senhor é missão nossa também!

maos1Olhando para o mundo de hoje e considerando a realidade complexa e por vezes até desesperadora em que vivemos, nos faz refletir profundamente se tudo isso não é um grito, um chamado para despertar a nós cristãos, consagrados e consagradas, sacerdotes, leigos a assumir com mais dinamismo a causa missionária, ou seja, anunciar o Cristo Vivo, que quer que todos tenham vida, porém não qualquer vida.

Ele deixa bem claro: “Eu vim para que todos tenham vida, que todos tenham vida plenamente” (Jo 10,10). Diz respeito a uma qualidade de vida para todos, não importa se do Sul ou do Norte, do Leste ou Oeste, mas que todos possam habitar essa Casa Comum, esse lar tão rico de bens e espaço para todos e que possam viver com mais dignidade.

Lembrar os profetas de ontem não é saudosismo, mas sim a convicção de que é possível e se faz urgente para nós, hoje, sermos verdadeiros anunciadores da Boa notícia, mas para isso se faz necessário irmos ao encontro dos nossos irmãos e irmãs, como diz Papa Francisco. Não basta conhecer, escutar sobre a realidade, é preciso tocá-la, abraçá-la, dá um sentido novo, reconstruir, transformá-la a partir de Cristo que nos chamou a fazer parte, a viver essa realidade como dom de Deus. “Esse é o dia que o Senhor fez para nós! (Salmo 118,24)”. Não podemos cair no pessimismo. Talvez, seja até mais fácil ficar reclamando do que fazer algo para que o novo aconteça. Precisamos ser sinal do Reino de Deus em meio a tantas controvérsias.

Nada, nenhuma situação, circunstância e nem mesmo ninguém, mas ninguém pode calar a voz dos profetas e se calarem, as pedras falarão como diz outro famoso canto; isso para dizer que não tem nada que impeça os seguidores de Cristo de segui-lo e anunciá-lo.

Sim! A Missão contemporânea tem os seus desafios, mas como bem afirmam os Estudos da CNBB 108, Missão e Cooperação Missionária ao n. 5: “O mandato missionário que a Igreja recebeu do Ressuscitado, ao longo assumiu formas e modalidades sempre novas conforme os lugares, as situações e os períodos históricos. A tarefa missionária continua a mesma confiada a Jesus, aos discípulos na montanha da Galiléia (cf.Mt28,16).

Saiamos! Sejamos profetas da alegria e da esperança. Anunciemos as maravilhas que o Senhor opera na vida de todos e não deixemos que a voz gritante do mal seja ouvida, mas sim o sussurro misericordioso e amoroso de Deus Pai.

Numa época de globalização como esta nossa, somos chamados por vocação a assumirmos com inteira responsabilidade e confiança “ao Deus que nos chamou, nos quis e nos consagrou’, a abraçar o mundo inteiro através das nossas atitudes, consciência e compromisso.

Caminhemos na fé e na alegria, pois na grande obra que é de Deus, somos chamados a ser seus colaboradores. “Não nos deixemos roubar o entusiasmo missionário”! (EG n.80). Essa é a nossa hora, a modalidade de Missão que o Senhor nos confia hoje!

EtiquetasDestaque