MARANATHÀ”... “VEM, SENHOR JESUS”

O Advento é o tempo de espera e de preparação ao Santo Natal.

Por Maria Artura Valentini

É esta a expressão mais recorrente nas liturgias durante o período do ADVENTO. Sim, o Advento que é o tempo de espera e de preparação ao Santo Natal. Enquanto vemos ao nosso redor em muitos setores a vulgarização do Natal e a redução do mesmo ao consumo até desenfreado, escolhemos alimentar a nossa Vida Espiritual, com o que de fato dá sentido à festa, sem excluir as manifestações de fraternidade, alegria, partilha e encontro com nossas famílias. Esta é de fato a festa da Confraternização Universal onde Deus nos dá o maior presente: Seu Filho Jesus. ELE é o centro da festa. É para ELE que a humanidade se volta e implora: vem Senhor Jesus, vem.

173247421O nosso Bem-aventurado Fundador, Pe. José Allamano nos estimula a dar grande importância a esta preparação, lembrando-nos “das três vindas de Jesus Cristo: a vinda ao mundo por meio da Encarnação no seio da Virgem Maria e seu nascimento em Belém (Lc.1,26-38 e Lc.2,1-20); a vinda escatológica, no fim dos tempos, para o juízo universal(Mt.25,31-46); e a vinda espiritual, em cada pessoa”(Ap.3,14-22) . O Advento é tempo de renovação, tempo de aplainar os caminhos tortuosos, de abaixar os montes, de preencher os vales... É tempo de avaliação, de oração, de alegria, de expectativa. Jesus não virá se ELE não for desejado. Ele quer que o desejemos. Ele virá a nós com maiores graças, de acordo com a nossa preparação, nosso desejo de dar-lhe lugar em nossas vidas”.

E como fazer essa preparação?

A Igreja nos anima a cultivar algumas atitudes cristãs, muito necessárias em nosso tempo: Convida-nos à oração, ao recolhimento, à reflexão, à leitura e partilhada Palavra de Deus tão abundante na Liturgia , a viver a solidariedade e abertura a quem é menos favorecido, a repetir  com fé e sinceridade: “Vem, Senhor Jesus, vem”. Estimula-nos ainda a ”preparar os caminhos do Senhor”, a “endireitar as sendas tortuosas”, da violência, da ambição, da mentira... e a abaixar os montes do orgulho, da inveja, da competição, do egoísmo, da indiferença...que não nos deixam VER o belo e o bem, nos outros. Indica-nos como preencher os vales, (os vazios existenciais) pela busca dos verdadeiros valores humanos e cristãos que não perecem, e que nos mantêm firmes, diante de tantas ofertas vazias de conteúdo, ao nosso redor. Sim, a Igreja nos ajuda a reavivar em nós as exigências do nosso Batismo, e a entender com novo entusiasmo, a nossa vocação de Discípulos/as Missionários/as cuja missão é de alargar nossos horizontes e anunciar com a vida, onde estivermos: “Eis que vem nosso Salvador. ELE vem através de Maria a humilde serva do Senhor. Com Ela imploramos para nós e para a humanidade: “MARANATHÀ” – “Vem, Senhor Jesus, vem”.Não excluamos ninguém. Jesus vem para TODOS. E Ele o presente de  NATAL para TODOS.

Boa caminhada de Advento. Que haja Paz e Harmonia em nosso Coração e no mundo inteiro.

 Maria ArturaValentini é Missionária da Consolata