E DE NOVO HÁ DE VIR EM SUA GLÓRIA

Iniciamos o tempo litúrgico do Advento.

Por Cardeal Odilo P. Scherer, Arcebispo de SP.

big_c40f11015efd122c61b249b9a68bdd27

Iniciamos o tempo litúrgico do Advento. De maneira geral, entende-se que este tempo destina-se a preparar o Natal de Jesus e não está errado. Mas é preciso lembrar que o Advento também nos prepara para a segunda vinda de Jesus – “em sua glória, para julgar os vivos e os mortos”, conforme professamos em nossa fé católica.

Durante o Advento, os textos da Liturgia nos recordam o anúncio do Salvador, a ansiosa espera do Messias pelo povo da Primeira Aliança e a fidelidade de Deus às suas promessas. Por isso, este tempo está marcado pela esperança e a alegria.

Mas a Igreja sabe e proclama que as promessas de Deus para o envio do Messias-Salvador já se realizaram, e de maneira maravilhosa, com a encarnação do Filho de Deus no seio da Virgem Maria e seu nascimento humano entre nós. Por isso, a recordação das promessas de Deus, que já se cumpriram em Jesus de Nazaré, nos enche de alegria e fervorosa ação de graças.

Mas a Igreja, Povo de Deus a caminho do encontro definitivo com Deus, vive a espera da vinda gloriosa de Jesus Cristo, “para julgar os vivos e os mortos”. Ninguém sabe quando isso ocorrerá, mas é certo que a promessa de Cristo se cumprirá, para levar à plenitude a sua obra redentora. O Senhor veio, vem continuamente e virá gloriosamente um dia.

Enquanto estamos a caminho, somos convidados à vigilância pela Liturgia do Advento, para não nos distrairmos durante este tempo de espera. Uma vigilância operosa, cheia das obras da fé e de caridade. Uma vigilância alegre e perseverante, sem desânimos.

Que Deus nos conceda a graça de vivermos com alegria este tempo, acolhendo com amor a sua vinda ao nosso encontro todos os dias! Durante o Advento, organizemos e participemos das Novenas de Natal em família e com os vizinhos. E já vamos preparando o ambiente para celebrar o Natal cristão. Preparemos um presépio em cada lar ao longo do Advento.

Do folheto Povo de Deus em São Paulo, 1° Domingo do Advento