MÊS MISSIONÁRIO EXTRAORDINÁRIO

A Igreja de Cristo em Missão no mundo.

Por Hedviges Giacomozzi

“Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em Missão no mundo” é o tema escolhido do Mês Missionário Extraordinário (MME). O mês missionário extraordinário foi anunciado pelo Papa Francisco em 22 de outubro 2017, na audiência pública, na Praça de S. Pedro em Roma, na Oração do Angelus.

IMG-20190927-WA0016O Papa Francisco, no discurso aos participantes da Assembleia das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em 03 de junho de 2017 assim se expressara: “Aceitei de muito bom grado, a vossa proposta elaborada juntamente com a Congregação para a Evangelização dos Povos, de proclamar um tempo extraordinário de oração e reflexão sobre a Missão Ad Gentes. Pedirei à Igreja inteira que dedique o mês de outubro do ano de 2019 a essa finalidade, porque naquele ano celebraremos o centenário da Carta Apostólica Maximum Illud, do Papa Bento XV. Nesse importante documento do seu Magistério sobre a Missão, o Papa Bento XV recorda como é necessária em vista da eficácia do apostolado, a santidade de vida; por conseguinte ele recomenda uma união cada vez mais vigorosa com Cristo e uma participação mais convencida e jubilosa na sua paixão divina de anunciar o Evangelho a todos, amando e prodigalizando misericórdia a todos. Isso é fundamental como nunca para a missão, inclusive nos dias de hoje. Homens e mulheres ‘insignes por zelo e santidade’ (Maximum Illud, n4) são cada vez mais necessários para a Igreja e a missão. “Que seja homem de Deus aquele que a Deus prega” (Mal n64), exortava Bento XV”.

Em síntese Bento XV, convocava, nessa carta apostólica, todo o povo de Deus a reavivar a consciência batismal em relação à missão da Igreja, com a finalidade missionária de anunciar o Evangelho, dando impulso particular à Missão Ad Gentes. Com espírito profético e ousadia evangélica a Carta Apostólica Maximum Illud, de Bento XV exortava a sair das fronteiras das nações, para testemunhar a vontade salvífica de Deus através da missão universal da Igreja.

A aproximação do seu centenário sirva de estímulo para superar a tentação frequente de fechamento dentro das próprias fronteiras segura, do pessimismo pastoral, de toda a estéril saudade do passado, para, em vez disso, nos abrirmos à jubilosa novidade do Evangelho.

O santo Padre indicou ainda 04 dimensões como forma para prepararmos e vivermos MME de outubro 2019 de maneira que se possam ultrapassar as divisões e contraposições entre a pastoral ordinária e a missão, entre os desafios para a evangelização nos contextos dos países de antiga tradição cristã, hoje, indiferentes e secularizados e a missão Ad gentes, onde culturas e religiões ainda se afirmam estranhas ao Evangelho (EG n14). Essas dimensões são:

- O encontro com Jesus vivo e presente na sua Igreja: Eucaristia, palavra de Deus, oração pessoal e comunitária.

- O testemunho dos santos, dos mártires da missão (como Leonella e tantos outros) e dos confessores da fé, que são expressão da Igreja espalhada por todo o mundo.

- A formação bíblica, catequética, teológica e espiritual sobre a missão Ad gentes.

- A caridade missionária: ajuda material para o imenso trabalho de evangelização, da Missão Ad gentes, da formação cristã das Igrejas mais necessitadas e atenção aos povos da Amazônia.

Papa Francisco sugere que, cada Igreja Particular e cada Conferência Episcopal, determinem as formas mais apropriadas e convenientes para os seus cristãos, como viver e deixar-se moldar por essas dimensões, para dar vida assim a uma renovada conversão à Missão de Jesus.

Para isso, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolheu a sugestão do Papa Francisco e propôs para a Igreja no Brasil as seguintes atividades locais:

- Organizar uma celebração diocesana ou nacional de abertura do MME.

- Propor uma celebração Eucarística no 3° Domingo- Dia Mundial as Missões.

- Organizar uma Vigília Missionária com o tema da carta do Papa (19/10).

- Rezar o terço em pequenos grupos de famílias com intenção missionária.

- Promover uma peregrinação Mariana ou a um Santuário de Santos Mártires da Missão.

- Coletas de ofertas para apoiar o trabalho Missionário.

- Propor aos jovens uma atividade pública de anúncio do Evangelho.

- Encerramento do MME com uma celebração diocesana ou nacional.

Hedviges Giacomozzi é missionária da Consolata em SP.