“DO PARAÍSO VOS ABENÇOAREI AINDA MAIS!"

 Como não celebrar cada ano a santidade do Allamano no dia em que foi proclamado ao mundo BEM-AVENTURADO

Por Anair Voltolini

DSC04593A Família Missionária da Consolata está celebrando neste mês de outubro o aniversário da BEATIFICAÇÃO DO FUNDADOR PE. JOSÉ ALLAMANO.

Como é bom e quanto renova o coração fazer memória dos fatos que marcaram a vida e a história... Como não celebrar cada ano a santidade do Allamano no dia em que foi proclamado ao mundo BEM-AVENTURADO, isto é HOMEM FELIZ, porque viveu e vive plenamente em Deus. Na audiência, no dia seguinte à Celebração da Beatificação, o Papa João Paulo II disse à multidão presente:

DSC04606“Primeiro santos depois missionários” – amava repetir o Bem-aventurado Allamano. A santidade é a perfeição do amor e foi este amor que o tornou apóstolo e mestre de vida espiritual. Ele fez sua a inquietude de São Paulo apóstolo e o ardor missionário de são Francisco Xavier, que passaram de uma nação à outra para anunciar o Cristo Salvador. Teria desejado acender em todo o mundo o fogo da caridade, [...]. “Não temos senão poucos dias para viver; sejam todos para o Senhor”; e dizia ainda, repetindo uma expressão do tio José Cafasso: “Trabalhemos, trabalhemos; descansaremos no Paraíso!” E acrescentava que precisa proclamar o evangelho e ser próximo aos irmãos em suas necessidades, também ao risco de comprometer a saúde e de encurtar a vida. “Nós missionários somos votados a dar a vida”.

Concluiu o Papa: “Acolhei a mensagem a vós confiada pelos vossos Fundadores (Allamano e Anibal de França que foram beatificados juntos) e fazei que esta mensagem, com o passar dos anos, marque sempre mais não só a experiência pessoal de vocês, mas também aquela de muitas pessoas”.

Com o passar dos anos..., a mensagem..., o espírito..., a presença do Pai Allamano está viva no meio de nós suas filhas missionárias.

DSC04614No dia 08 de outubro nos reunimos para comemorar, honrar e celebrar a sua vida e a sua santidade. Cada comunidade da Região Brasil vivenciou este dia com criatividade e diferentes iniciativas conforme o coração de filhas inspirou.

Um grupo de Irmãs das Comunidades de São Paulo reuniu-se na Casa Allamano em São Miguel Paulista, comunidade que acolhe as Irmãs anciãs e doentes, que já dedicaram todas as suas energias ao serviço da Missão, e com muita alegria e em ação de graças rezou, cantou e celebrou as maravilhas que Deus realizou na vida de José Allamano; partilhou um lindo momento de fraternidade e de festa e com renovado ardor missionário, confiança filial na bênção do Pai cheio de amor e ternura por cada uma de nós e pela sua Família Missionária, se dispôs a renascer no compromisso de avançar no caminho que Ele indicou à luz do seu Carisma e da sua espiritualidade.

Ele nos deixou uma grande certeza e esperança: “Quando eu estarei no céu, vos abençoarei ainda mais: estarei sempre no “pugiol” (sacada/balcão)... do Paraíso eu vos assistirei”.

Anair Voltolini é Superiora Regional no Brasil