O CAMINHO DA CRUZ

A via-sacra é sempre um sair de nós mesmos e ir ao encontro de Jesus

Por Lourdes Bonapaz

DSC05080Na última sexta feira, 23 de março, participamos da via-sacra no COLÉGIO CONSOLATA. O professor de artes, Ronaldo Gil Pisaneski, com apoio da equipe de Pastoral e grande número de outros profissionais, professores e alunos dos vários grupos artísticos, conduziu com arte e devoção a via-sacra que se tornou tradição no Colégio.

A Quaresma este ano, nos provocou e convocou à conversão, mudanças de vida: foi como uma escola para cultivar o caminho do seguimento de Jesus Cristo.

A via-sacra é sempre um sair de nós mesmos e ir ao encontro de Jesus neste exercício de piedade, muito proveito para nos prepararmos coletivamente para a Páscoa.

DSC05086O diferencial deste ano, é que foi dentro do Ano Nacional do Laicato, que tem como tema: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na Igreja em saída, a serviço do Reino”, e como lema: “Sal da terra e Luz do mundo” (Mt 5, 13-14). Na verdade, vimos na prática, a realização desta via-sacra somente por leigos e leigas comprometidos com os valores cristãos do Colégio, mas iluminados e fortalecidos pela Palavra e pela Eucaristia, assim eles puderam ser luz para superar a violência e sal para temperar a fraternidade.

A Campanha da Fraternidade este ano 2018, com seu tema forte e gritante em meio a sociedade: “Fraternidade e superação da violência” permeou todas as Estações da via-sacra, desde sua abertura até o fim, com o lema: “Vos sois todos irmãos” (Mt 23,8).

Foi um momento forte de reflexão e oração sobre como superar a violência crescente em nossa sociedade, já que isso é dever de cada um de nós e não somente do estado.

20180323_211004É preciso que cada ser humano se sinta valorizado como pessoa e como filho de Deus também. Independente de classe social, econômica, religião, raça, cor, gênero e idade, todos tenham seus direitos respeitados e amparados por lei e pelos laços que a humanidade tem, de ser imagem e semelhança de Deus.

Trabalhemos nesta semana santa, e não só, para que todos possam ressurgir para uma vida nova, digna de filhos amados de Deus. E que todos possam cantar vivendo e viver cantando o refrão do Hino da Campanha da fraternidade que diz:

“Fraternidade é superar a violência! (Mt 14,1-12)

É derramar, em vez de sangue, mais perdão! (Jo 20,21-23)

É fermentar na humanidade o amor fraterno! (Mt 13,33)

Pois Jesus disse que “somos todos irmãos” Mt 23,8).

Nossos parabéns a todos que de uma forma ou outra colaboram na realização da via-sacra do Colégio Consolata, neste ano de 2018. Parabéns de modo especial ao Professor Ronaldo Gil.

Uma FELIZ PÁSCOA A TODOS da Comunidade Educativa do Colégio Consolata.

Irmã Lourdes Bonapaz é Missionária da Consolata, SP