A URGENCIA DE CONSOLAÇÃO EM TEMPO DE PANDEMIA

Agosto, mês dedicado às Vocações este ano foi vivido de maneira singular na família Consolata.

Por Carleta Gerard Longo

Agosto, mês dedicado às Vocações este ano foi vivido de maneira singular na família Consolata.
Nós Missionárias da Cosolata estamos vivendo o ano Vocacional na Região América, como também o Biênio Vocacional dos Missionários da Consolata no continente América, reavivando o dom carismático em nós.  Neste contesto foram contempladas algumas atividades envolvendo os jovens e   leigos missionários da Consolata. Uma dessas atividades é o ‘Consola Jovem’ que é um encontrão de jovens organizado pela equipe família Consolata composta pelos padres/seminaristas, pelas irmãs, leigos e jovens missionários da Consolata; com o foco na formação missionária dos jovens, partilhando a beleza da nossa vocação missionária e o jeito de ser da missão e carisma Consolação, que desperta o protagonismo juvenil na realidade sócio eclesial. Encorajando-os e acompanhando-os no caminho do discernimento vocacional, aqui se entende, todas as vocações: matrimonial, sacerdotal, religiosa e ministerial. Deste modo o primeiro encontrão Consola Jovem foi realizado no ano passado na Comunidade das Irmãs Missionarias da Consolata do Jd. Consolata em São Paulo, com a participação de mais de cem jovens provenientes do Estado de São Paulo.

IMG-20191127-WA0010Antes da Pandemia já estávamos sonhando com o Consola Jovem 2, entusiasmados e ansiosos para este momento de partilha, celebração e muita animação, quando nos deparamos com desafio da Pandemia do coronavirus. Atentos aos sinais dos tempos, ousamos realizar o encontro de maneira virtual, com transmissões pelas plataformas digitais e redes sociais. Foi para nós uma verdadeira mudança de paradigma e nos desafiou completamente.
Assim, a partir do Tema: Amados e chamados por Deus e do lema:  Consolai, Consolai meu povo (Is. 40,1), todos os sábados de agosto lá estávamos apressadamente como Maria que vai visitar a sua prima Isabel, levando a mensagem de consolação com as palavras e o jeito de ser Consolata. Experimentamos momentos de partilhas missionárias, espiritualidade, reencontro repletos de saudade, numa verdadeira rede de Consolação. Consolar é ser capaz de fazer os outros felizes, e com certeza nos sentimos amados e chamados a ser Consolação nesse mundo global criando redes de solidariedade, justiça, amor, igualdade e esperanças. Consolar é a nossa marca.

É evidente que a Pandemia de Coronavírus escancarou as mais diversas desigualdades sociais, percebe-se que nem todos os jovens têm acesso de qualidade de internet, consequentemente não conseguiram se conectar. Por outro lado, nos encontros virtuais aumentou o número dos participantes abrangendo todo o Brasil e fora do país como, Argentina, Bolívia, Inglaterra e mais. Sonhamos continuar com essas duas modalidades, presencial e virtual após a pandemia, pois ambas são formas de aproximar e acompanhar os jovens, como diz o Jesuíta Antonio Spadaro a internet não é um simples instrumento de Evangelização, mas sim um novo espaço teológico.  Deus se deixa encontrar também através do mundo digital, que faz parte da nossa realidade porque ela favorece as relações de comunhão entre as pessoas.  E para nós família Consolata, o mundo digital é também um espaço de consolação.

IMG-20191127-WA0027Sábado dia 29 de agosto foi o encerramento do Mês vocacional com momento de adoração, espiritualidade, testemunhos e mensagens com diferentes dinâmicas de animação. Foi uma noite abençoada com a presença da Irmã Gabriella Bono, Superiora Regional das Irmãs Missionárias da Consolata, Região América. Ela partilhou sobre o carisma da família Consolata. Disse que o Carisma é o tesouro do coração, o nosso DNA, infundido pelo Fundador Pe. José Allamano. Ele partilhou conosco o sonho de Deus, que a humanidade seja uma só família. Nós, missionários e missionárias, somos uma família e cada novo membro enriquece a família. O fogo da Missão, que é o carisma do Filho Missionário, nos aquece o coração e nos lança à Missão AD GENTES.
Pe. Tamrat M. Mitore, IMC, vice formador do seminário teológico SP, desafiou os jovens e todos os participantes a partir do Evangelho de Mt4,18-22 a sair do nosso comodismo para responder ao chamado de Jesus. Os primeiros discípulos Pedro, André, Tiago e João viviam pescando para ganhar o seu pão, porém quando Jesus os chama, eles deixam tudo e seguiram Jesus, como José Allamano que disse: “o Senhor me chama hoje” e seguiu Jesus imediatamente.

Estejamos, também nós, onde as juventudes estão, observando as novas praças que também se faz no digital. E com eles cantamos: “Eu acredito na juventude, no brilho do seu amor, e na força da sua missão”. A família Consolata acredita na Juventude.
Colocamos no coração de Deus esta experiência ímpar, bem como todos os que colaboraram para que celebrássemos o mês Vocacional tão lindamente, e desde já estamos preparando para em outubro, mês missionário, celebrar mais um Consola Jovem’!
Venha você também fazer parte deste jeito de ser missionário/missionária!

Carleta Gerard Longo, Missionaria da Consolata em São Paulo.