UNIFICAR PARA REVITALIZAR

Novo projeto de organização do Instituto em vista da revitalização da própria vida e da própria missão na Igreja e no mundo.

Por Anair Voltolini

Há alguns anos as irmãs Missionárias da Consolata vêm tecendo um novo projeto de organização do Instituto em vista da revitalização da própria vida e da própria missão na Igreja e no mundo.

Desde os anos ’70 a Congregação veio configurando-se com um número significativo de Regiões e ou Delegações denominadas pelo nome dos países onde há uma presença consistente de Missionárias e de comunidades, nos três continentes: Europa, África e Américas.

DSC04048Seguindo um processo de discernimento, pautado com muita reflexão e oração, envolvendo todas as Irmãs e consultando outras congregações já experientes neste percurso, o Instituto, como Família em comunhão, decide por uma nova organização: a unificação das diversas Regiões, tanto no Continente África como no Continente América.

A data escolhida para a inauguração desta nova configuração foi 07 de outubro de 2018, data comemorativa do aniversário de Beatificação do Fundador, Pe. José Allamano. Portanto a partir de então já não se dirá mais Região Brasil, Região Argentina, Região USA, etc, mas REGIÃO AMÉRICA.

A Região terá sua sede em São Paulo, Brasil – atual Casa Regional. A Direção Regional – uma Superiora e quatro Conselheiras – a partir do dia 07 assumirá o serviço de animação e coordenação das Comunidades presentes nos diferentes territórios.

As motivações e expectativas desta nova configuração são:

Uma resposta mais qualificada a algumas prioridades apostólicas que refletem coerentemente o carisma das Irmãs Missionárias da Consolata.

Uma experiência mais significativa dos valores, tão queridos pelo Allamano, que ele chamava de espírito de família e espírito de corpo.

A liberação de um maior número de missionárias para a Missão ad gentes – aos povos não cristãos, diminuindo as Irmãs empenhadas nos serviços internos à Congregação.

A Santíssima Virgem Consolata é a Mãe, a força gestora desta vida nova que está nascendo e que quer ser energia propulsora de uma nova missão e um forte convite a RENASCER no Carisma e na Espiritualidade Allamaniana.

Anair Voltolini é Sup. das Missionárias da Consolata