APARECIDA PEREGRINA VISITA IRMÃS DA CONSOLATA

As irmãs todas esperavam ansiosas por esse dia

Por Domingas Moratelli

IMG_20170927_122116406A Conferência dos Religiosos/as do Brasil (CRB) de São Paulo programou uma visita especial da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida às Comunidades Religiosas de irmãs anciãs e doentes que não teriam a oportunidade de ir até o Santuário da Mãe, neste ano jubilar, para comemorar os 300 anos de seu encontro nas águas do Rio Paraíba do Sul.

27 de setembro foi o dia marcado para a comunidade das irmãs Missionárias da Consolata de Vila Curuçá, São Miguel Paulista, São Paulo.

As irmãs todas esperavam ansiosas por esse dia. Cada uma delas fez o melhor que pode, cumprindo sua tarefa cotidiana de modo extraordinário para que esse dia se revestisse de uma grandiosidade invejável para a comunidade e para todas as pessoas que viessem visitar a Rainha e Padroeira do Brasil.

Na manhã do dia marcado, irmã Myriam Depiné, superiora da comunidade, colocou o CD com o Hino Oficial dos 300 anos, durante o café da manhã, para que as irmãs estivessem bem afinadas para cantá-lo na chegada da Imagem peregrina.

Depois o CD passou a ser ouvido nos vários ambientes da casa, dando um clima de expectativa e acolhida.

IMG_20170927_165155637Irmã Delurdes encarregada da Capela animou-se tanto que preparou um trono para a pequena Imagem da Mãe Aparecida: rosas brancas com fundo azul e sobre ele, uma rede de peixes com o nome de cada irmã e funcionários/as. Irmãs idosas acumulam anos e santidade, mas,também arte e criatividade.

Imaginem que foram pedir emprestada uma “Menorah” (candelabro de sete velas) no Santuário de São João Paulo II para tornar a celebração mais solene.

Convidaram as senhoras que frequentam o Centro Social José Allamano, vizinhos e amigas/os.

Tudo estava pronto e os corações em chamas de amor. Foi assim que as filhas da Mãe Consolata se prepararam para a chegada da Mãe Aparecida.

Finalmente ao meio dia, chegou padre Rubens Pedro Cabral, OMI Coordenador da CRB de São Paulo, trazendo Nossa Senhora Aparecida.

A Imagem foi acolhida pelas Irmãs com grande alegria, salva de palmas, vivas e muita emoção! E ao som solene do Hino Oficial dos 300 anos de Aparecida ela foi entronizada na Capela onde tudo estava tão lindamente preparado. Padre Rubens conduziu um momento de oração.

Após o almoço, padre Rubens se prontificou para atender as confissões de todas que desejassem.

Foi uma grande graça!

Às 14h30 horas foi rezado o terço comunitário na capela com o povo que ia chegando. Em cada dezena entoava-se um louvor a Nossa Senhora Aparecida. Cada irmã escreveu num bilhete uma prece a Nossa Senhorae colocou numa cestinha aos pés da Imagem. O mesmo fez cada pessoa que ia chegando para a oração.

IMG_20170927_164616914Às 15h00 horas iniciou-se o momento mais solene: Foram acesas as sete velas da “Menorah”, com uma oração própria para cada vela que era acesa; em seguida iniciou-se a celebração da Eucaristia com o canto do Hino Oficial dos 300 anos de Aparecida.

Terminada a missa, padre Rubens foi ungir as irmãs doentes, levando a imagem de Nossa Senhora Aparecida diante de cada uma para que Ela abençoasse e atendesse sua prece. Foi outro momento emocionante e de graça especial para as irmãs acamadas. E o povo foi se despedindo de Aparecida e das irmãs e voltando para suas casas “cheios de graças”.

Também o padre Rubens, depois de um saboroso café com biscoitos preparados pelas Monjas Concepcionistas do mosteiro da Luz, despediu-se muito contente deixando sua Benção e sentindo-se consolado também ele. Nós lhe cantamos a Bênção do Allamano e da Consolata.

Que dia maravilhoso para todas! Quanta Bênção, quantas Graças!

Em suas palavras finais, padre Rubens deixou um apelo forte que requer empenho: “Esta casa deve ser a Casa da Caridade. Mesmo sendo idosas, doentes, frágeis, deveis exercitar muito a paciência, a bondade e o amor”. Que Nossa Senhora Aparecida nos tome pela mão e nos ensine a sermos fiéis na caridade e no espírito de Família.

Domingas Moratelli é Missionária da Consolata.