Junho - Um mês dedicado à Mãe Consolata

A Comunidade José Allamano, em São Miguel Paulista – Vila Curuçá, celebrou o mês de Junho - dedicado à “MÃE CONSOLATA” – com muito entusiasmo, alegria e fé

 Por Myriam Depiné

2016-06-17 15.56.02A Comunidade da CASA ALLAMANO, em São Miguel Paulista-SP, organizou o mês de junho, todo mariano, para demonstrar a ternura e o carinho para com a CONSOLATA, no dizer do Fundador, o Bem-Aventurado José Allamano: “a nossa terníssima Mãe”. Para cada dia, uma frase do Fundador sobre a Consolata, uma jaculatória e uma florzinha a ser vivida durante o dia. Tudo foi escolhido e preparado pelas Irmãs. Quanto amor, quanta ternura em cada escolha; e quanta devoção há no coração de cada Irmã!

No início do mês tivemos, em nossa capela, a primeira missa de um padre recém ordenado, Tiago B. Gonçalves CDP da Comunidade “Deus Proverá”, obra de Evangelização Católica, nossos visinhos que cuidam de uma casa de idosos.Recebemos a novena preparada com carinho pela Ir. Anair Voltolini, nossa superiora Regional, à qual agradecemos este gesto fraterno e generoso. Dia 11 Iniciamos a linda novena com o fervor de filhas prediletas.  Nesta novena envolvemos os LMC de São Miguel, as Senhoras do Centro Social, os nossos Funcionários/as e as pessoas que freqüentam a nossa capela e pessoas amigas que nos fazem o bem e nos querem muito bem.
Ensaios, cantos, preparação do ambiente, corações abertos ao novo de Deus e ao fervor de filhas.

No segundo dia do tríduo, sábado 18, tivemos a surpresa da presença do Superior Regional, IMC Padre Aquiléo Fiorentini, da nossa Superiora Regional Irmã Anair, da Irmã Renata Smaniotto, nossa administradora e de outras Irmãs. A Santa Missa da CONSOLATA e as palavras calorosas do Padre Aquiléo deram um toque de festa e de alegria para toda a comunidade, que é, atualmente, de vinte nove membros.  Todas estavam presentes e o fervor de cada uma, fez ressoar forte o canto em honra à nossa querida Mãe e padroeira.
À tarde nos reunimos para prestar à Consolata uma calorosa homenagem. Todas as Irmãs estavam presentes, os LMC, senhoras do Centro Social e convidados.
Iniciamos na capela com uma celebração. A capela estava linda, ornamentada com flores, um presente de uma das senhoras que participam de nossa capela e também oferta de uma floricultura, amiga. Tudo convidava a cantar e a rezar com fervor e elevar ao céu nosso hino de louvor a Deus pelas maravilhas que operou em Nossa Senhora. Após a celebração nos reunimos na sala de comunidade para um lanche festivo.  Cada participante colaborou com algo para fazer a partilha entre todos.

2016-06-18 17.01.46O bolo com a imagem da Mãe CONSOLATA foi oferecido por um membro dos LMC que irá participar do encontro da juventude na Polônia no final do mês. O encontro foi muito alegre e fraterno. No final, todos nos deixaram com mil agradecimentos e com o pedido para que isto se repita mais vezes, pois anima muito o nosso ardor missionário, disserem os LMC. Eles se sentem cada vez mais família e cada vez mais bebem do espírito do nosso Fundador.

Durante a novena foi feita a leitura da História dos 70 anos da presença das Missionárias da Consolata no Brasil. Partindo da frase dita pelo fundador: “Um dia ireis também à América e ....”
Ouvimos todo o diário de viagem, como diziam as Irmãs, ‘diário de bordo’. Foi muito comovente, porque durante a novena, cada dia era trazido aos pés do altar, um símbolo que nos fizesse recordar esta linda história pensada por Deus desde toda a eternidade. Quantas coisas lembramos destes 70 anos! Quantas Irmãs lembramos! Quantos milagres aconteceram nas fundações de casas e colégios por este Brasil afora! Quantos louvores a Deus e à Mãe Consolata! Quanta gratidão às nossas queridas Irmãs, em especial as do primeiro grupo que aqui chegou!

2016-04-30 07.08.11Dia 19, domingo, fizemos a festa solene com o nosso capelão, o Padre Ailton, dos Padres Trinitários, também nossos vizinhos de frente. As Irmãs que podiam, colaboraram na preparação do almoço festivo, para o qual foram convidados também os nossos funcionários/as.

Dia 20, mais um dia de festa com o canto do “TE DEUM” para agradecer o Senhor tudo o que vivemos nestes dias e ainda estamos vivendo. Deo Gratias!Mas, a festa continuou. A comunidade preparou uma Festa Junina para todas as Irmãs. Foram momentos de alegria, de cantos, e de comidas típicas.  Até dança saiu, com esta idade...

Neste mês também tivemos a visita da nossa superiora regional Irmã Anair Voltolini, que permaneceu conosco alguns dias. Aproveitou para visitar algumas obras, onde, a Ir.  Ildefranca Prenotto iniciou um trabalho maravilhoso entre os mais pobres. A obra continua e outras estão nascendo.  Já são duas Obras funcionando com o nome de Ir. Ildefranca e mais outras estão surgindo para acolher idosos. Também existe outro terreno onde irão construir uma casa para acolher durante o dia, os deficientes físicos da r2016-06-23 13.54.59egião. Matriculados já são mais de trezentos.

 

A Ir.  Anair foi levar uma oferta que chegou de um grupo da Itália para as obras da Irmã Ildefranca. Na foto está a Ir. Anair, Ir. Myriam, o Diretor das obras, senhor Cristóvão e a Gerente, a Carol.Deus seja louvado pelas maravilhas que opera através de suas filhas missionárias.Ir.  Ildefranca faleceu em 1995, mas a sua caridade deixou marcas indeléveis e seu nome se perpetua pelos séculos.

 Myriam Depiné é a Coordenadora da Comunidade José Allamano