ANO JUBILAR DO JARDIM CONSOLATA

Uma história plantada num lugar chamado carinhosamente de Morrinho

Por Melania Lessa

Comemorar é uma palavra mágica. Traz no seu bojo uma série de verbos: lembrar, solenizar, festejar, celebrar, trazer à memória acontecimentos passados... Quando estes transitam pelo coração, geram gratidão, alegria e esperança. É nesta perspectiva que o Jardim Consolata está celebrando os 65 anos de história: o jubileu de safira.

DSC05217Uma história plantada num lugar chamado carinhosamente de Morrinho, Noviciado Nossa Senhora Consolata, Lar Nuccia Ferrabino, Externato São José, Centro Social José Allamano, para citar apenas alguns nomes, localizado na Rua Franklin do Amaral 888, Vila Nova Cachoeirinha, zona norte de São Paulo.

Uma senhora da família Roque, proprietária de muitas terras, sonhou que via no “Morrinho” uma Igreja com muitas irmãs. Quando M. Tecla Imboldi, trazendo no coração o desejo de construir o Noviciado mais perto da Casa central de São Paulo, procurou o Sr. Roque para adquirir um terreno, o negócio foi fechado e com um bom preço!

Lá pela meia noite do dia 02 de Fevereiro de 1954 chegam 22 noviças! Encontraram a casa sem água e sem pão! O poço secara... Início difícil. Havia, porém, como escreve a Madre Margherita, “muita alegria, muito espírito de sacrifício e muita ajuda mútua”. Contemporaneamente abriu-se a Escola Fundamental, com duas turmas, 1º e 2º anos e acolheram-se algumas meninas órfãs, início do “Lar Nuccia Ferrabino” que foi aberto oficialmente em setembro do mesmo ano.

Em 20 de Junho de 1954, Festa da Consolata, foi inaugurada a capela Nossa Senhora Consolata! Nesse dia, muita gente visitou o local, inclusive o Cônsul italiano que condecorou com a Cruz da República italiana a Senhora Nuccia Ferrabino.

A obra é deveras abençoada. O povo do Bairro e arredores acorre numeroso e participa com entusiasmo.  As estatísticas de 1957, a título de exemplo, falam por si e impressionam: Orfanato, alunas internas: 42; Escola elementar (alunos externos): 121; Posto de saúde: 2.782 atendimentos; Visitas domiciliares: 125; Catequese: 30 grupos com um total de 1293 catequizandos; Cruzada eucarística: 69... Vivem no Morrinho: 14 Irmãs, 20 Noviças e 05 aspirantes adultas.

A leitura dinâmica das centenas de páginas escritas durante estes 65 anos continua fascinando... Impossível contar os personagens desta história. Impossível conhecer os milhares de trilhas de consolação que se construiriam tendo como ponto de partida o “Morrinho”, terra da Consolata.

DSC05215Hoje, o do Jardim Consolata conta com um bom número de Irmãs, a Casa de formação Inicial, um Centro Social com inúmeras atividades sociais, a Capela aberta ao público, com grupos de oração e celebrações regulares... sem contar as inúmeras atividades e celebrações realizadas e programadas durante todo este ano jubilar. Todas são oportunidades de encontro que geram esperança, pois deixam claro que Deus conduz nossa história e que a Mãe Consolata continua oferecendo a Consolação.

“Morrinho”foi e é lugar de Consolação!

Melania Lessa é Missionária da Consolata, SP.