VISITA FRATERNA ÀS COMUNIDADES

Várias comunidades já foram visitadas. Pôde-se perceber a passagem da “brisa suave” – o sopro ligeiro do Espírito de Deus penetrando nas nossas vidas e tecendo esperança, paz e ardor missionários em nossos corações.

Por Anair Voltolini

20161001_165828A Superiora Geral do Instituto Irmãs Missionárias da Consolata, Irmã Simona Brambilla, acompanhada por uma Conselheira Geral, Irmã Natalina Stringari, está visitando e encontrando as Irmãs da Região Brasil. Segundo a lei da Igreja, a Superiora Geral deve encontrar-se com todas as Irmãs da Congregação pelo menos uma vez durante o período do seu serviço de Superiora. É uma forma bonita de viver o espírito da fraternidade como Família Religiosa e de conhecer melhor a realidade das Irmãs, do ambiente sócio-cultural em que vivem e da missão que realizam.

20161004_093649Madre Simona e Ir. Natalina estão no Brasil desde o início de setembro e ficarão até fins de outubro. Várias comunidades já foram visitadas. Pôde-se perceber a passagem da “brisa suave” – o sopro ligeiro do Espírito de Deus penetrando nas nossas vidas e tecendo esperança, paz e ardor missionários em nossos corações. A Visita Canônica da Superiora Geral abre um espaço privilegiado de renovação espiritual e apostólica.

20161002_175241É bem interessante ver como não somente a comunidade das Irmãs espera e acolhe com alegria esta visita das Superioras, mas também as pessoas e grupos ligados à comunidade das irmãs desejam com carinho conhecer a Madre Geral e receber sua mensagem.

Percebe-se claramente como a presença quotidiana das Irmãs no meio do povo suscita e faz crescer o amor pela Virgem Maria – a Consolata – pelo Pai Allamano e o sentido da Missão na Igreja. Com isso a comunidade se alarga e a Família da Consolata assume uma dimensão ampla e um novo horizonte carismático missionário.

20161005_092256Além do encontro pessoal com cada irmã que o deseja e dos encontros comunitários, a Superiora Geral está encontrando os colaboradores nas nossas comunidades, os funcionários e professores nas nossas escolas, ouvindo-os e deixando a eles/elas uma mensagem de reconhecimento e apreciação pelo seu serviço, prestado com dedicação e muita responsabilidade, somando com as Irmãs o serviço missionário.

Agradecemos ao Senhor pelos dons que Ele preparou e está concedendo à Região Brasil através desta preciosa visita.

Anair Voltolini é Superiora Regional no Brasil