Assembléia Regional 2016

Mais  de 60 irmãs participaram da assembleia em São Paulo.

dsc03637Por Lourdes Bonapaz

A visita Canônica na Região Brasil está chegando ao fim e as irmãs se reúnem em Assembléia com Madre Simona Brambilla e a Conselheira Geral irmã Natalina Stringari, nos dias 15,16 e 17 de outubro, na Casa Regional em São Paulo.

Representantes de todas nossas Comunidades participaram ativa e alegremente deste momento único da Região onde o tema central foi uma visão geral sobre nosso Instituto através do símbolo da “videira” que vem nos acompanhando desde o último Capitulo Geral. Éramos mais de 60 irmãs; algumas não puderam vir por vários motivos.

dsc03665Madre Simona nos apresentou o cronograma de trabalho para os 3 dias:

- Projeto “R”= redesenhar, reestruturar, revitalizar, renovar .... para renascer,(o Instituto);

- Os frutos= a Missão;

- Os brotos novos= a Formação, (Nossas jovens).

Assim, tivemos uma visão geral dos 100 anos de história, de como estamos vivendo hoje, onde estamos partilhando o Carisma, e então, a projeção de futuro.

dsc03682Muito nos ajudou as estatísticas em números e gráficos, apresentada por irmã Natalina, fazendo mais clara ainda a visão geral de todos os membros do Instituto. Somos 592 irmãs e 53 jovens em formação entre Noviças e Pré-noviças. Isso nos dá muita esperança e nos anima a viver com maior intensidade e fidelidade o nosso Carisma. Deus está nos abençoando com novos frutos para a missão e para a Igreja.

Foi gratificante o encontro e reencontros com as irmãs das várias comunidades, matando saudades e partilhando experiências.

A celebração memória, com irmã Leonella Sgorbati que foi assassinada há 10 anos na Somalia foi outro momento forte, vivido na fé e esperança de que logo ela seja reconhecida pela Igreja, como mártir da fé.

A Celebração Eucarística no Domingo 16 em nossa Capela coroou a assembléia e nos fortaleceu para continuarmos a caminhada partilhando o mesmo pão com os irmãos e irmãs a nós confiados na Missão.

Lourdes Bonapaz é Missionária da Consolata