FAZER MEMÓRIA É RESGATAR A HISTÓRIA

Jubileu de ouro da Escola de Educação Infantil Anjo da Guarda-Brasília

Por Isabel Cristina Tomazelli

Aos quatro de março de 1968, na cidade de Brasília, surgia no Setor de Grandes Áreas Norte, na quadra 913, a Escola de Educação Infantil Anjo da Guarda. JUBILEU DE OURO

29262031_207629659985958_2641048052567113728_nO cerrado era desbravado e cedia, aos poucos, espaço para o novo. Grandes empreitadas eram propostas; a capital feita criança se desenvolvia e os que aqui chegavam assumiam tarefas complexas e árduas, pois as distâncias eram longas e os recursos, ainda, escassos.

Mas, ir além, acreditar e assumir desafios não era novidade para as Missionárias da Consolata, MC, que não fazia muito, haviam se instalado no cerrado. Eram poucas, porém fortes, investidas de fé e da força do seu fundador, o Bem Aventurado Padre José Allamano.

Oriundas da Itália chegaram aqui vindas da casa matriz no Brasil, situada em São Paulo; tinham na Provincial Madre Tecla Imboldi o encorajamento, estímulo e a força traduzida na dedicação e firmeza das palavras do Pe. José Allamano:     “Avanti em domino vi benedico”. Coragem eu vos abençoo no Senhor!

Desse modo, com a fé e otimismo que lhes eram peculiares; entre luzes e sombras, alegrias, dúvidas e o imensurável desejo de fazer o bem para contribuir com o desenvolvimento social da “capital criança”, e fazer valer sua identidade missionária, no novo endereço surgia a Escola Anjo da Guarda, (EAG).

(20)Iniciam-se as primeiras atividades educacionais no dia 4 de março de 1968... Era o começo de mais uma grande missão; naquele ano, apenas uma com vinte e oito alunos matriculados. Chegaram de mansinho com seu uniforme quadriculadinho e de suspensório.

A vida sorria com a animação infantil!

Atualmente temos a grata satisfação de ter registrado a passagem de cerca de doze mil alunos, por esta respeitada instituição educacional.

A primazia de uma proposta de educação integral, pautada em valores essenciais à vida, sempre foi o foco para uma formação humana, cristã.

Os horizontes foram se alargando e a “família EAG,” como é chamada, uniu forças para irradiar o amor pela solidariedade.

Os gestos solidários e fraternos vieram com as situações missionárias, ao orientar e assessorar líderes catequistas; a missionária leiga, Dona Risete foi a protagonista nessa ação.

Assim, se chegou até Jurubeba/Paraíba; Sítio do Brás em Correntina/Bahia; Moinho no Alto Paraíso, a Casa Mara Marques em Santo Antônio do Descoberto, o Lar dos Velhinhos em Formosa/GO; a ONG Santos Inocentes em Samambaia/DF... E ainda, ABRACE= crianças portadoras de câncer.

O trabalho assistencial se dá pela parceria com a comunidade escolar, na promoção das campanhas de arrecadação de donativos; pela realização da feira da solidariedade que envolve toda a equipe pedagógica, funcionários de apoio, administrativo e, especialmente os nossos alunos.

(01)A escola, no ano de seu cinquentenário tem em seu quadro, trezentos e trinta alunos, distribuídos em quatorze turmas; são sete turmas no período da manhã e sete à tarde.

Bem como, uma equipe de cinquenta funcionários que se distribuem em atividades didático-pedagógicas, administrativa, de apoio geral, técnica especializada e as irmãs na direção pedagógica, financeira e governança da residência que se integra à estrutura física da escola.

O trabalho didático-pedagógico é permeado pelos valores cristãos de respeito, harmonia e fé que se traduzem no processo de ensino-aprendizagem por quatro palavras geradoras: FRATERNIDADE, VIDA, MISSÃO e SOLIDARIEDADE.

Tem em seu escopo o trabalho com projetos pedagógicos que se estruturam em projetos de empreendimento e investigação; se fundamentam e transitam nos referenciais propostos pela ONU para a educação e a vida... Aprender a conviver, fazer, ser e conhecer.

Em conformidade com o que rege os tramites legais para seu funcionamento, tem sido agraciada com o selo de Escola Legal, pelo Sindicato das Escolas Particulares do Distrito Federal e devidamente reconhecida pelos órgãos competentes em sua MISSÃO DE EDUCAR.

A Escola Anjo da Guarda se orgulha de seus 50 anos; da parceria com as famílias na nobre missão de educar e celebrar a vida em comunhão com o amor, a paz e a fé.

Aqui tudo é festa! Tudo é alegria!

História viva de quem faz de seu lema um projeto de vida, isto é “crescer no valor, valorizando a vida”!

Parabéns a todas as Missionárias da Consolata, que nesses 50 anos passaram por aqui semeando amor e dedicação...

Isabel Cristina Tomazelli, MC, é Diretora da Escola Anjo da Guarda.