Oh, quão bom e quão suave é que os irmãos, irmãs vivam em união! Sl 133,1
Por Maria Da Graça Duarte Amado
“Oh, quão bom e quão suave é que os irmãos, irmãs vivam em união”! Sl 133,1
Numa sociedade onde prevalece o estar sós ou estar juntas só virtualmente, vale a pena sublinhar como é bom e bonito estar juntas, estar em companhia, estar ao lado das pessoas que amamos.
É belo e bom estar ao lado das pessoas que amamos quando somos crianças e necessitamos que os adultos nos manifestem o seu amor para nos dar segurança e afirmar a nossa identidade.
É belo e bom estar ao lado das pessoas que amamos quando somos jovens e descobrimos a necessidade de amar e ser amados na reciprocidade.
É belo e bom estar ao lado das pessoas que amamos quando somos adultos e nos comprometemos a amar sem esperar recompensa. Mas também é belo e bom estar ao lado das pessoas quando somos idosas e constatamos que cada dia é um dom precioso para ser vivido na alegria e agradecimento pela vida vivida e doada ao serviço da Missão.
Esta é a realidade que vivemos em nossas comunidades de Irmãs idosas, doentes e fragilizadas, onde cada uma se preocupa não só por si mesma e sua saúde, mas também e especialmente pela Irmã que tem ao seu lado e que representa esse Jesus a quem amar e servir até ao fim.
O bem-aventurado José Allamano, nosso Fundador, nos queria Missionárias até o fim de nossas vidas; vivendo o cotidiano do dia a dia de modo extraordinário. Assim também o Papa Francisco, no seu ministério pontifício, repetidamente tem sublinhado a importância do idoso/a na vida da Igreja e da sociedade como um poço de sabedoria, ao qual se recorre para não andar à deriva. Aos Religiosos/as ele tem pedido de serem pessoas alegres.
A comunidade da Casa Allamano, em São Miguel Paulista, cujas Irmãs passaram a vida toda em Missão por muitos lugares, países e continentes, hoje ainda vivem a alegria da vida doada, a Jesus, no irmão, irmã, como Missionárias da Consolata. A idade é só mais um detalhe! Parabéns à comunidade toda, pelo amor, pelo empenho, dedicação e cuidado umas das outras.
Maria Da Graça Duarte Amado é Missionária da Consolata, em SP