CONSOLATA PEREGRINA

Consolata Peregrina, retornou após quase 12 anos de caminhada

Por Lourdes Bonapaz 

Ao iniciar o triênio de preparação ao Centenário de Fundação da Congregação o Reitor do Santuário, sucessor direto do Padre José Allamano, fundador do Instituto das Irmãs Missionárias da Consolata, que ali trabalhou por 46 anos incansáveis. Entregou um quadro de Nossa Senhora Consolata que partindo do seu Santuário, na cidade de Turim, Itália, chegou ao Brasil em julho de 2007 e iniciou sua peregrinação de casa em casa no dia 22 de agosto.

Após uma pequena cerimônia de envio na Casa Regional, São Paulo, às 13hs ela partiu para São Miguel Paulista, Casa Allamano, em visita às suas filhas mais velhas, com todo o direito.

DSC00651Eu estava lá. E com toda a comunidade esperávamos ansiosas e muito felizes, pela visita da “Mãe”. Quanta preparação! E fortes emoções eram visíveis na expressão de cada rosto, em sua chegada! Do longo discurso de saudação feito pela saudosa irmã Rosita Crippa, aqui transcrevo algumas partes... “Por que ó Consolata, viestes primeiro aqui na comunidade José Allamano? Sim, tu sabes que aqui encontrarás filhas anciãs, doentes que bem precisam das tuas consolações, e Tu qual mãe prestimosa que não pode deixar de servir, aqui as encontrarás de mãos abertas para receber teus dons tuas consolações, e sabê-las distribuir! Sim mãe Consolata, tu nos serves ficando sempre ao nosso lado, escutando sempre os nossos desabafos, atendendo-nos. Quando te chamamos em nosso socorro, nos ajudas, dando-nos tua mão bendita para nos sustentar em nossos cansaços, para nos guiar no caminho certo, quando erramos direção, quando desanimadas, desmotivadas...”.

DSC00692“Olha para cada uma de nós, tuas missionárias e a todas as pessoas que vieram para acolher-te, atraídas pelo teu belo nome de Consolata. Já te conheciam como a Virgem de Fátima e N. S. Aparecida, nossa excelsa padroeira. Conheciam-te como a mãe do Bom Conselho, a Saúde dos enfermos, o Refúgio dos pecadores, o Auxilio dos cristãos... Mas tu és sempre a mesma, única mãe de Deus que ama a todos os filhos e filhas, indistintamente, porque tu és mãe, única no amor e no poder de intercessão”...

Ao concluir seu lindo discurso ir Rosita disse: “Ó Consolata, queremos dizer-te ainda que as cores que vos adornam, imprimem em nossos corações três movimentos, três impulsos essenciais para a nossa vida: o AZUL do céu, aonde deve sempre estar dirigido o nosso pensamento; o VERDE, cor da esperança de que devemos ser incansáveis mensageiras; o VERMELHO, cor do amor, única força que nos salva e somos mensageiras do teu amor”. ...

A partir desse dia, a Consolata então visitaria todas as comunidades da Região onde estamos e estivemos presente; visitaria todas as casas/famílias que a desejassem ter a sua presença nem que fosse apenas por um dia ou algumas horas.

Esta peregrinação foi iniciada com o intuito de que, a Mãe Consolata, em três anos, levasse grande alegria de consolação à sua gente; conhecesse as angústias, anseios, esperanças, dificuldades e real desejo de santidade de cada coração.

IMG-20190616-WA0015Esta foi uma das iniciativas organizadas para o triênio de preparação para centenário de Fundação do Instituto em 2010. O centenário chegou, passou e a Consolata continuou sua peregrinação em vários estados, cidades e missão; de casa em casa foi derramando suas graças e bênçãos de consolação até dia 15/06/19, durante a novena em preparação à sua festa, quando finalmente regressou à Casa Regional das Irmãs em São Paulo. Quanto caminho percorrido e quantas graças alcanças através da intercessão de nossa querida mãe! Sabemos o quanto nosso povo brasileiro ama Nossa Senhora, a mãe de Jesus! Sabemos que a Consolata é a mãe de todas as consolações. Então o resto, fica por conta de nossa imaginação... Por tudo damos graças!

Lourdes Bonapaz é Missionária da Consolata, SP.