A FORMAÇÃO EM TEMPO DE PANDEMIA

 Os desafios que experimentamos durante este tempo foram tantos

Por Nadia Leitner e Muriel Leiva

IMG-20210602-WA0010Nós somos Nadia Leitner e Muriel Leiva, Postulantes das Irmãs Missionárias da Consolata e estamos no 5º ano da formação no Território Argentina-Bolívia. Quando se decretou a pandemia em março de 2020, estávamos cursando o último ano da Etapa dos Estudos Teológicos em Mendoza, Argentina. Os desafios que experimentamos durante este tempo foram tantos como:

  • Adaptar-nos às aulas virtuais;
  • Retornar à nossa família de origem por um período de 4 meses;
  • Encontrar espaço de oração na família;
  • Adaptar-nos ao ritmo familiar de novo;
  • Reinserção na Comunidade depois de 4 meses em família;
  • A suspenção das atividades pastorais;
  • Os desafios dos encontros virtuais com os grupos de jovens entre outros.

Graças a estes desafios, o Senhor tem nos ajudado a crescer e a fortalecer nossa espiritualidade, nossas relações e a aprender em cada situação a oferecer o melhor de cada uma de nós, sendo assim sinal de seu amor e da sua consolação.

IMG-20210603-WA0000Mesmo estando em tempo de pandemia, damos graças a Deus por podermos ter concluído com êxito nossos estudos e dar um passo a mais em nossa Formação Religiosa. Agora iniciando este ano o Postulantado em meio a pandemia, foi possível realizar a experiência missionária em Isla de Cañas, Salta (Argentina). Este foi um presente do Senhor já que nos possibilitou retornar ao povoado onde realizamos a nossa Orientação Vocacional. Isto nos permitiu reavivar o fogo da missão. Esse foi também um tempo de novos desafios, de reencontros e de buscas constantes do amor de Deus.

Finalizada a experiência missionária, retornamos o caminho rumo ao nosso atual destino: ao povoado de Vilacaya que está localizado na Província de José Maria Linares, Potosí – Bolívia. Junto à Comunidade, estamos descobrindo novas formas de continuar a missão que o Senhor nos tem encomendado a cada uma, por meio de várias atividades propostas.

Agradecidas a Deus pelas possibilidades de continuar nossa formação com “normalidade”, aprendemos a viver os momentos inesperados e a suportar as consequências da Pandemia, pedindo ao Senhor de forma contínua o fim desta enfermidade que assola o mundo inteiro e à nossa Mãe Consolata que nos proteja e nos guarde de todo o mal.

Nadia Leitner e Muriel Leiva, são Postulantes das Missionárias da Consolata, Bolivia.