IRMÃ PIA FEDERICA LUCANIA

Irmã Pia Federica foi para sua última morada no dia 23/06/21 no Hospital Sta. Marcelina de Itaquera, SP.

Por Lourdes Bonapaz

DSC05490Irmã Pia nasceu na Itália, foi para sua última morada no dia 23/06/21 no Hospital Sta. Marcelina de Itaquera, SP. Tinha 85 anos de idade e 56 de Profissão Religiosa.

Ela dedicou-se à educação dos pequenos por vários anos, na Itália. Destinada ao Brasil em 18/07/80, aqui também marcou presença em nossas escolas em Horizontina RS e Brasília, DF com grande generosidade e adaptabilidade cultural. Passou por várias comunidades nossas de serviço Pastoral Paroquial e serviço sociais, sempre dedicada. Também na arte da cozinha era muito empenhada e atenciosa com as Irmãs, eu a lembro bem no Jardim Consolata e Casa Regional. Ainda na Casa Regional, por vários anos foi responsável pela Costura da Região, serviço que fazia com prazer e dedicação até que conseguia trabalhar, sendo depois transferida para Casa Allamano devido suas necessidades de saúde.

Irmã Pia Federica foi uma irmã exemplar na vivência de seus compromissos Religiosos e no cultivo pessoal; sempre assídua na oração pessoal e comunitária, que era seu alimento diário.

Na Casa Allamano, comunidade das Irmãs idosas e doentes, onde viveu seus últimos dias, ela fez a entrega total de sua vida e missão, com a mesma generosidade com que viveu a vida inteira. Uma irmã simples e dada a qualquer trabalho ou serviço que lhe pedissem. Sempre disposta, disponível e se empenhada quando se tratava de ajudar as pessoas.

Lourdes Bonapaz é missionária da Consolata, SP