VIA SACRA 2023

Fraternidade e fome

Por Lourdes Bonapaz

20230331_204844É sempre emocionante participar da Via Sacra no Colégio, encenada por nossos alunos do Colégio Consolata.
A semana passada estivemos presentes com os alunos e toda a comunidade educativa do Colégio, presenciando este lindo momento em preparação à Páscoa do Senhor e nossa. Foi conduzido, verdadeiramente, num clima orante, de reflexão e um silêncio que calava fundo no coração; atualizando as estações da via sacra com a nossa realidade e do mundo hodierno. Tudo intercalado com imagens históricas e cenas da atualidade. Em muitos momentos até chocou um pouco com cenas fortes do dia-a-dia da nossa gente. Mas, certamente ajudou quem assistia simplesmente, como quem atuava trabalhando na realização da vida sacra a tomar decisões de gestos concretos em favor da vida e dos mais necessitados em nossa sociedade.

20230331_205526A Via Sacra seguiu o tema da Campanha da Fraternidade deste ano: “Fraternidade e fome”; e o lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16) Todos os participantes puderam sentir a realidade gritante da fome de pão, sim, mas há tantas outras formas de fome que a família humana necessita tanto.
Estamos nós, conscientes desta realidade? O que estamos fazendo de concreto ou vamos fazer para ajudar nossos irmãos e irmãs a sair desta situação?

Oração da CF
Pai de bondade, ao ver a multidão faminta, vosso Filho encheu-se de compaixão, abençoou, repartiu os cinco pães e dois peixes e nos ensinou: “dai-lhes vós mesmos de comer”.
Confiantes na ação do Espírito santo, vos pedimos: inspirai-nos o sonho de um mundo novo, de diálogo, justiça, igualdade e paz;
ajudai-nos a promover uma sociedade mais solidária, sem fome pobreza, violência e guerra;
livrai-nos do pecado da indiferença com a vida.
20230331_210643Que Maria, nossa mãe, interceda por nós para acolhermos Jesus Cristo em cada pessoa, sobretudo nas abandonadas, esquecidas e famintas. Amém.

Lourdes Bonapaz é Missionária da Consolata em SP