Missionárias da Consolata: 90 anos em Moçambique

As Missionárias da Consolata estão celebrando 90 anos de presença em Moçambique.

Por Diamantino Guapo Antunes

O primeiro grupo de irmãs missionárias desembarcou no porto da Beira no dia 17 de agosto de 1927, tendo sido recebido pelo padre Vittorio Sandrone, missionário da Consolata. O destino era a Missão de São Pedro Claver de Miruru, situada no vale do Zambeze, a escassos quilômetros de Zumbo, na província de Tete, onde, havia dois anos, trabalhavam os missionários.

mocambique35Depois de alguns dias de descanso, as sete pioneiras retomaram a viagem na companhia do padre Sandrone, superior de Miruru. De comboio chegaram a Salisbúria, no atual Zimbabue. Em caravana, a pé, percorreram a distância até à Missão de Miruru no meio de dificuldades e privações, onde chegaram no dia 20 de setembro de 1927.

Para recordar esta data, uma delegação das Missionárias da Consolata, as irmãs Janete e Júlia e duas postulantes, percorreram os últimos passos das primeiras Missionárias a caminho de Miruru. De 14 a 18 de setembro de 2017, acompanhadas pelos missionários de Fingoè, fizeram uma peregrinação até ao Zumbo, passando por Fingoè. Na vila do Zumbo onde a Irmã Benedetta Mattio e companheiras chegaram no dia 16 de setembro de 1927 depois de uma cansativa e penosa a viagem a pé atravessando o atual Zimbabue. No porto de Zumbo, na margem esquerda do rio Zambeze, subiram o rio Luangwa no barco “Santíssima Consolata” até à missão de Miruru.

Noventa anos depois, no dia 16 de setembro, com os cristãos de Zumbo, missionárias e missionários da Consolata realizaram uma peregrinação a pé junto das margens do Luangwa até à aldeia homônima onde está surgindo o Santuário da Consolata. Centenas de católicos, alguns provenientes da vizinha Zâmbia, caminharam com os missionários seguindo a imagem da padroeira. Foi celebrada a missa no local. As irmãs tiveram a oportunidade de falar da sua congregação e do seu carisma.

No dia seguinte, domingo, foi celebrada missa solene em Zumbo com grande afluência de povo. Novamente aqui foi evocado o evento da chegada das primeiras Missionárias da Consolata e rezou-se para que, como os missionários voltaram à missão das origens, também as Missionárias,  apesar da escassez de Irmãs, possam vir trabalhar em Miruru e Zumbo. Aqui a missão é de fronteira e genuinamente Ad Gentes.

Diamantino Guapo Antunes é Superior dos Missionários da Consolata em Moçambique.