VISITA ORIENTADA

Nessa sala estão muitas peças como: quadros, pinturas, esculturas, fotos, vestuários e utensílios típicos de vários países onde as MC trabalharam e trabalham.

Por Lourdes Bonapaz

DSC04490Os alunos do Colégio Consolata, há muito tempo, frequentam o "RECANTO CONSOLATA" para formação e lazer. É um lugar onde a natureza é linda e convidativa ao silêncio e contemplação. O dia é muito esperado pelos alunos, principalmente os da Ed. Infantil e Ensino Fundamental.

Alunos do Ensino Médio além dos dias de formação/lazer têm encontros mais profundos como, retiros espirituais e outros.

Dia 14 deste, os alunos dos 4ºs anos do Ensino Fundamental estiveram no Recanto e agendaram uma breve visita na Casa Regional das Missionárias da Consolata que fica muito perto do Recanto. A visita teve momentos marcantes para os alunos e para as Irmãs da casa também.

Após serem recebidos pelas irmãs, os alunos, por classe, visitaram a Capela e tiveram um momento de oração com a Professora Fátima Manuela. Muito compenetrados, os alunos lembraram irmãs conhecidas deles que trabalharam no Colégio e outras não, especialmente as que se encontram agora, ALÉM FRONTEIRAS em Missão e por elas rezaram. Rezaram também pelas próprias necessidades e de nosso país.

DSC04486Da Capela foram para a sala mais cobiçada, que eles chamam de “museu” que na verdade é uma mostra missionária, onde Irmã Rosa Clara Franzoi os recebeu e os acompanhou dando explicações e satisfazendo suas curiosidades.

Nessa sala estão guardadas muitas peças artesanais, obras de artistas locais, como: quadros, pinturas, esculturas, fotos, vestuários e utensílios típicos de vários países onde as Missionárias da Consolata trabalham e trabalharam. É muito interessante e rica culturalmente, pois mostra a diversidade de culturas aqui na América, na Europa, Ásia, mas de modo especial da África para onde o próprio Fundador, Padre Allamano, enviou as primeiras Irmãs em 1913.

DSC04499A visita foi rápida pela quantidade de material em exposição, mas deu um gostinho de quero mais aos alunos e professoras que os acompanhavam.

As irmãs ficaram encantadas com o interesse dos alunos sobre a vida Missionária, em particular, sobre os lugares de Missão das Irmãs.

Aos alunos, fica o convite, quem sabe um dia alguém de vocês também poderá ser missionário, missionária da Consolata como nós. Se Deus chama não tenha medo de responder positivamente ao seu convite.

Lourdes Bonapaz é Missionária da Consolata, SP