DIA MUNDIAL DA VIDA CONSAGRADA

Domingo, Festa da Apresentação do Senhor, foi também celebrado o Dia Mundial da Vida Consagrada.

Por Lourdes Bonapaz

Domingo, Festa da Apresentação do Senhor, foi também celebrado o Dia Mundial da Vida Consagrada. Nós irmãs Missionárias da Consolata nos unimos aos demais núcleos da Vida Religiosa Consagrada da Arquidiocese de São Paulo para celebrarmos a Eucaristia festiva na Catedral da Sé.

20200202_111125Estava presente um grande grupo de Consagrados, na maioria, Religiosas de diversas Congregações e Carismas para proclamar bem alto, com nosso testemunho e com alegria, que a nossa vida Consagrada vale a pena. Consagramo-nos a Deus para o serviço dos mais necessitados e juntos peçamos com as palavras do Papa Francisco para saber ver, como Simeão, a graça de Deus que veio para nós na pessoa de Jesus. O Evangelho de (Lc 2,22-40) repete três vezes que Simeão tinha familiaridade com o Espírito Santo, que estava nele, o inspirava e o impelia ao amor do Senhor, a ver a beleza.

O Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer que concelebrou com Pe. Rubens Pedro Cabral, OMI,Coordenador da CRB-SP e outros sacerdotes em sua homilia mostrou grande apreço à Vida Religiosa, nos diversos Carismas, grupos e comunidades que com sua presença e ação, realizam um bem imenso na Grande São Paulo.

O Papa Francisco na sua homilia para esse dia assim falou: “Queridos irmãs e irmãs consagrados, sois homens e mulheres simples que vistes o tesouro que vale mais do que todas as riquezas do mundo. Por ele, deixastes coisas preciosas, tais como bens, formar uma família própria. Por que o fizestes? Porque vos apaixonastes por Jesus, n’Ele vistes tudo e, fascinados pelo seu olhar, deixastes o resto. A vida consagrada é a esta visão. É ver aquilo que conta na vida. É acolher de braços abertos o dom do Senhor, como fez Simeão. Isto é o que veem os olhos dos Consagrados: a graça de Deus derramada nas suas mãos. A pessoa Consagrada é alguém que, ao olhar-se cada dia, diz: “Tudo é dom, tudo é graça”. Queridos irmãos e irmãs, não é mérito nosso a vidada religiosa Consagrada, é um dom de amor que recebemos”.

20200202_105258E continua o Papa: “Os olhos de Simeão viram a Salvação, porque A esperavam”....e  “O olhar dos Consagrados só pode ser um olhar de esperança, de quem sabe esperar e confiar em Deus. Aqui está o segredo: não se afastar do Senhor, fonte da esperança”. E ainda no final de sua homilia o Papa nos diz: “Agradeçamos a Deus pelo dom da vida consagrada e peçamos um olhar novo, que saiba ver a graça, que saiba procurar o próximo, que saiba esperar. Então os nossos olhos também verão a Salvação”.

E a Presidente da CRB Nacional também deixou sua mensagem por ocasião do dia Mundial da Vida Consagrada, todos os consagrados e consagradas, renovem seu compromisso de ser “luz do mundo e sal da terra”, de trabalhar pela paz e pela fraternidade, acolhendo o convite do Papa, para serem “homens e mulheres que despertam e iluminam o futuro”.
“Nós estamos num momento da Vida Consagrada de repensamento: os carismas dados à Igreja são dons, têm um valor e um sentido em si muito grande, sejam os carismas históricos, seja os novos carismas que estão chegando.
Cada carisma, cada instituição, cada comunidade, cada consagrado e cada consagrada é convocado/a, neste dia, a participar e a concretizar um gesto profético para que aconteça a Festa da Vida”.
Nossa Vida Consagrada é um grande dom à Igreja e “onde estão os consagrados há alegria”, afirmou o Papa Francisco. Alegria que brota de dentro, pela livre e feliz escolha que fizemos pelo Senhor e pelo serviço ao reino.

Lourdes Bonapaz é missionária da Consolata em SP