Tudo começou assim...

Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida foi inaugurado em outubro de 1980 e atende crianças de 0 a 14 anos.

Por Irilda Motter e Bruno Melo *

imcmarco2016b

O Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida (CCNSA) foi inaugurado em 1º de outubro de 1980 sob a coordenação das irmãs Petra Mareschi, Bertila Magnaguagno e José Iris dos Santos. A primeira iniciativa da entidade foi, em 10 de setembro de 1981, a inauguração e administração de uma creche para 80 crianças de 0 a 6 anos de idade, em regime semi-internato. No mesmo ano foi assumido o convênio OSEM (Organização Socioeducativa do Menor) para 100 crianças de 7 a 14 anos, sempre com o objetivo de realizar um trabalho comunitário de caráter coletivo, para atender às necessidades da população e a troca de experiência entre os moradores. Após um trabalho de sondagem e diálogo, para o fortalecimento da organização, em 1984 o CCNSA firmou convênio com a Prefeitura de São Paulo. Daí por diante as ações comunitárias só foram se ampliando. Atualmente a Entidade atende diariamente em torno de 1.500 pessoas em diversos programas e projetos:

imcmarco2016cCentro de Educação Infantil - CEI Consolata, atende 128 crianças de 2 a 4 anos de idade; Centro para Crianças e Adolescentes - CCA; Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida, CCA do Jardim Antártica e CCA São José, atendendo 480 crianças e adolescentes de 6 anos a 14 anos com atividades socioeducativas e formativas; Centro para Juventude - CJ, que atende 60 adolescentes de 15 a 18 anos, em parceria com o SENAI para os adolescentes de 16 a 18 anos nos cursos de Auxiliar Administrativo e Informática Básica.
Núcleo de Convivência do Idoso – NCI – atendendo 120 idosos, sendo que 80, no CCNSA e os outros 40 a domicílio. Medidas Socioeducativas em Meio Aberto – MSE/MA – atende 120 adolescentes e jovens a partir de 12 anos, com atividades multidisciplinares e cursos de Corte de Cabelo e outros, conforme a demanda; Serviço de Assistência à Família e proteção básica a domicílio – SAFS – onde são atendidas mil famílias mensalmente; Movimento de alfabetização de jovens e adultos – MOVA – em cinco salas, com 100 alunos no período noturno. Ponto de Cultura – com as atividades de dança, canto e percussão, são atendidas 90 pessoas.

imcmarco2016Embora deixando total liberdade às pessoas de seguirem os diferentes credos, o Centro tem sua Capela que dá atendimento aos católicos através de várias pastorais, tendo como modelo as Comunidades de Base: catequese para crianças, jovens e adultos; Pastoral do Batismo; Pastoral do Dízimo; Infância e Adolescência Missionária – IAM; Pastoral da Criança; Pastoral da Solidariedade; Pastoral da Liturgia. Na comunidade atua, já há alguns anos, um bom Grupo de Jovens Missionários da Consolata, que soma forças com grupos de outras paróquias e comunidades no campo da juventude. A Comunidade do Centro é filiada à Paróquia Nossa Senhora da Penha, Jardim Peri.

São 35 anos de um serviço feito com amor, dedicação, testemunho e anúncio do Evangelho, onde as missionárias da Consolata vivenciam o seu carisma, que é o de estarem presentes nos lugares onde as pessoas mais necessitam e onde a Igreja precisa de reforços. E todo esse trabalho, admirado por muitos, é partilhado com uma “legião” de colaboradores, agentes que acreditam num mundo mais humano e mais justo.

* Irilda Motter, MC, é coordenadora do CCNSA e Bruno Melo é assistente técnico do Centro.
(CC BY 3.0 BR)