PARTILHA DO CARISMA DO ALLAMANO COM LEIGOS

O CARISMA de uma Congregação Religiosa ou de qualquer Instituição Eclesial não se reduz a um dom especial para algumas pessoas, membros destas instituições, mas é uma graça divina doada à Igreja

Por Anair Voltolini

O CARISMA de uma Congregação Religiosa ou de qualquer Instituição Eclesial não se reduz a um dom especial para algumas pessoas, membros destas instituições, mas é uma graça divina doada à Igreja para que ela realize no mundo o seu ministério, a sua vocação de ser sacramento universal de salvação.

17Deus inspira e concede às pessoas por Ele escolhidas, dons, carismas, para uma determinada missão no tempo, afim de que estas os partilhem com outras, também elas agraciadas por Deus, envolvidas no mistério do Plano de Salvação realizado por Jesus, o grande Missionário do Pai. Assim nascem as FAMÍLIAS RELIGIOSAS.

O Padre Allamano, homem de Deus, Sacerdote fiel, cujo espírito era inquieto e cujo coração ardia de zelo pelo anúncio do Evangelho a todos os povos, junto ao Santuário da SSma Virgem Consolata recebeu o carisma de Fundador. Assim nasceram as Congregações da Consolata – Missionários (IMC) e Missionárias (MC).

Ao longo da história destas instituições, surge um terceiro sujeito carismático: Fascinados pelo Carisma de Evangelização ad gentes, homens e mulheres foram acolhendo, manifestando e confirmando a vocação de Leigo Missionário da Consolata (LMC), tornando-se assim um dom para a Família Missionária do Allamano.

Estes homens e mulheres, casais e não, estão muito empenhados em compreender cada vez melhor e em aprofundar o significado e a grandeza desta vocação, para sempre mais, relançar-se como testemunhas no hoje da consolação de Deus. Percebe-se que também no coração desses leigos arde a chama missionária que os impulsiona a intensificar a formação cristã e missionária, que os estimula a reforçar a união de grupo – comunidade – e que desejam partilhar com as comunidades cristãs, com os jovens, o Carisma, como contribuição de animação missionária ad gentes nas Igrejas locais.

13Hoje grupos-comunidades de Leigos estão se formando em diversos países onde estão presentes as/os Missionárias/os da Consolata: Itália, Portugal, Kenya, Moçambique, Tanzania, Libéria, Estados Unidos, Argentina e Colombia. No Brasil existem várias comunidades: na grande São Paulo, no Rio de Janeiro, em Votuporanga, em Boa Vista.

Os Leigos Missionários, partilhando o Carisma da missão ad gentes com os missionários e as missionárias da Consolata, respondem aos desafios apostólicos atuais, às exigências do hoje. Disse M. Simona Brambilla – Madre Geral MC – na sua mensagem aos LMC presentes numa jornada capitular: “A nós é pedido de aproximar, com humildade e delicadeza, todas as feridas da história, da sociedade, do mundo, curando-as com o bálsamo da Consolação. A nós é pedido de ir lá, nas realidades humanas mais surdas à Palavra e mais cegas à luz. Cabe a nós alcançar o outro, não gritando, mas na graça humilde, delicada, suave do Carisma. Cabe a nós alcançar os estratos profundos da pessoa e da cultura, para recolher aquilo que Deus tem semeado, fez crescer e frutificar, apreciá-lo, celebrá-lo  e anunciar o Filho Missionário do Pai, que nos ama até o fim”.

O Papa Francisco na sua mensagem aos Capitulares (Missionários e Missionárias) convidou a contar com a força dos Leigos e disse: “Precisamos de leigos que sabem arriscar, que se sujam as mãos, que não têm medo e errar, que vão adiante. ... Leigos com visão de futuro, não fechados nas “picuinhas” da vida”.

Ser LMC é uma vocação para a Missão na Igreja. Se também você sentir este chamado não resista ao convite de Jesus passando com amor e graça pela sua vida. Vem!

Anair Voltolini é Superiora Região no Brasil.