ANIMAÇÃO DA CONSOLATA: BODAS DE PRATA

Allamano, Allamano, somos todos filhos seus.

Por Melania Lessa

14925451_1140110489359386_6811126955258195166_n“Consolata, Consolata,

Você é meu bem querer.

Eu vou falar pra todo mundo

Vou falar pra todo mundo

Que eu só quero você!

 

Allamano, Allamano,

Somos todos filhos seus,

Eu vou anunciar pra todo mundo,

Vou anunciar pra todo mundo

As maravilhas de Deus!”

O início da paródia da música Madalena, Madalena de Martinho da Vila nos introduz bem na celebração inédita do jubileu de Prata de Animação Missionária da Consolata em Tapiratiba, cidade do norte de São Paulo, comemorada nos dias 28-30/11 de 2016.
A celebração teve vários momentos significativos:

  • A celebração antecipada da festa da Bem Aventurada Irene Stefani, (31/10) no dia 28. Missa solene, animada pela Família Consolata, (2 IMC, 4 MC, 5 LMC, 2 JMC e um vocacionado IMC), em parceria com a Comunidade Paroquial, seguida de um encontro com e sobre Ir. Irene no salão paroquial.
  • Missa jubilar no dia 29, seguida de homenagem à Família Consolata e confraternização;
  • Visitas Missionárias às famílias do Bairro Renascer em parceria com os membros da equipe missionária da Paróquia no sábado e domingo de manhã;
  • Encontro com o grupo de jovens da Paróquia;
  • Missa de conclusão na Capela Mãe Rainha do Bairro Renascer.

em-tapiratibaÉ uma história de 25 anos que iniciou em Brasília, num dos encontros do COMINA.  Pe. Luís Carlos Gonçalves, pároco de Tapiratiba, e Ir. Loredana Pignata, MC, participavam então do encontro que se tornou amizade com sabor missionário de consolação. Na novena de Pentecostes de 1991 Ir. Loredana, Pe. Michelangelo Piovano e Ir. Melania Lessa pisaram esta terra sagrada pela primeira vez. Quantos Missionários e Missionárias desde então por lá passaram! Nas escolas, nas comunidades rurais...  Testemunho missionário, formação das lideranças, retiros, animação dos jovens, dos catequizandos, visitas às famílias... Sempre com o apoio incondicional do Pe. Luís e grande participação de todos os envolvidos.

Como expressar em palavras as experiências que vivemos, os sentimentos que pululam em nós?
Talvez devêssemos gritar como Maria: “Minha alma glorifica, magnífica o Senhor! “O Magnificat é o mais esplêndido grito de alegria que saiu do peito humano... Maria Santíssima pensa apenas na sua pequenez e se exalta em Deus. Prediz a sua glória, mas nisto vê apenas o triunfo de Deus” (Bem-aventurado José Allamano)

Como não glorificar o Senhor que propõe uma comunidade peregrina, “desejosa de comunicar vida”, “em saída”, ao perceber que a Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Tapiratiba já está numa dinâmica missionária! “O Espírito vai agindo”, cantamos juntos, “sempre mais vamos sentindo gosto por nossa missão”.
Como não exaltar o Senhor ao constatar que o povo de Tapiratiba ama a Mãe Consolata, venera o “nosso Pai e Fundador”, Bem Aventurado José Allamano e sua filha, Bem Aventurada Irene Stefani. “Toda a sua vida Allamano, aos pés da Consolata se entregou. Promovendo a vida humana, integrando ao Evangelho, Deus assim o consagrou”.
14918744_1139990016038100_3420086584189398103_oÉ uma experiência com os fios da urdidura (passado) e da trama (hoje), criando um desenho único: o da paixão missionária com sabor de consolação. Usamos as cores do céu: Consolata, Allamano, Irene, Ir. Loredana, Tia Maria (Mãe do Pe Lu), Ir. Marlene e tantos outros irmãos e irmãs de Tapiratiba que já partiram, mas continuamos usando os fios da terra: membros da Família Consolata e toda a Comunidade de Tapiratiba que sabe que “a missão não tem barreira, ela vai além fronteira”. 

Se a gratidão é a memória do coração, iniciamos a caminhada rumo ao Jubileu de ouro, como nos recordou o  Pe. Luís Carlos, agradecidos pela acolhida, amizade, parceria, gestos de delicadeza, atenção e partilha, muita criatividade e também generosidade, mas também “sem jamais esquecer isto, que foi o próprio Jesus Cristo que nos mandou anunciar”, na certeza de que “o Sol que é Jesus Cristo vai nos acompanhar”.

E já temos dois encontros agendados: participação e visita à 20ª Exposição de Presépios da Paróquia de Tapiratiba, de 15/12/16 a 08/01/17, que tem como lema: “Na aurora do Natal, Deus fez brilhar no mundo o seu precioso sol: Jesus Cristo” e um encontro de Animação Missionária entre os discípulos missionários de Tapiratiba e de São Paulo em fevereiro de 2017. Reunir-nos-emos ao redor do Bem Aventurado Allamano para experimentar, mais uma vez, “a alegria de evangelizar”.

Obs.: Os textos em itálico são da Paródia citada acima.

>Melania Lessa é Missionária da Consolata.