REZAR COM SIMPLICIDADE

Rezemos o terço todos os dias com fé e devoção, e sintamos a força e poder desta oração dos simples.

Por Lourdes Meller Bonapaz

DSC03939Quando eu era criança, minha mãe me ensinou a rezar assim: Ave-Maria cheia de graça...  Porque a Ave-Maria faz parte da oração do terço. Rezar, naquela época, era essencialmente a reza do “terço” ou rosário como se dizia. Assim, eu aprendi no seio de minha família, a honrar Nossa Senhora todas as noites antes de deitar, rezando o terço, unidos. Minha família era grande e todos juntos rezávamos esta linda oração, que nos enchia de paz, harmonia e serenava a alma.

Meu pai era quem orientava a oração e aos poucos foi ensinando a cada um de nós como rezar os mistérios do terço e conduzir as outras orações. Começando dos mais velhos, a turno, aprendemos com os pais e uns com os outros a rezar.

Que lindo! Nossa família era uma Igreja doméstica que levava a sério os ensinamentos de passar adiante a fé recebida e os ensinamentos do Evangelho.

A oração do terço foi e continua sendo um grande alimento espiritual enquanto nele meditamos toda a vida de Jesus, desde a sua Encarnação, Vida Pública, Paixão e Morte, até a sua Ressurreição.

A oração do terço sempre me acompanhou, mesmo quando cresci, fiz minha opção de vida e deixei o seio de minha família para ser Missionária da Consolata.

Na família Consolata nada mudou, pois o terço é rezado todos os dias em comunidade e em particular, com muita devoção como nos sugere o Fundador; “Não sois obrigados a rezar, mas é uma prática de piedade que se cumpre por amor a Deus e à nossa Mãe Consolata. Se não pudermos rezar em comunidade, não forjemos desculpas para omiti-lo”. Padre José Allamano.

20170503_150912-1Durante a vida, onde mais senti o quanto é poderosa esta oração, foi quando vivi na África, de modo muito particular os muitos anos de Guerra Civil na Libéria. Os perigos eram tantos e reais que nem se conseguia meditar, rezar o terço completo ou mesmo participar da Eucaristia, mas nos lábios sempre se podia balbuciar “Ave-Maria”! A Mãe nunca abandona ou deixa de responder ao filho/a que por ela chama na alegria ou na dor. Ave-Maria!!!

Rezar é simples, basta ter Deus, Maria presentes na mente e no coração durante o dia, em nossas ações, em qualquer lugar ou tempo. Quando se gosta da Mãe, não é preciso recorrer a tantas palavras diferentes, dizia Allamano. O coração que ama, sabe o que falar, como falar e quando falar com a Mãe, com Deus!

Sinto-me agraciada por ser tua filha, Mãe Consolata, de ser acolhida, amada e protegida em teus braços maternos.

Maio é mês de Maria e mês do rosário. Rezemos o terço todos os dias com fé e devoção, e sintamos a força e poder desta oração dos simples.

Lourdes Meller Bonapaz é MC, São Paulo