Gol de Amor e solidariedade

Terra Prometida é aquela em que vivendo nela encontramos motivos suficientes para viver em plenitude

Por Noeli Domingos Bueno

Terra Prometida é aquela em que vivendo nela encontramos motivos suficientes para viver em plenitude.  Posso afirmar que ultimamente a minha terra prometida foi o bairro do Icuí Guajará município de Ananindeua PA.  Uma presença desde o dia 1º de abril de 2006.

Crianças brincando 2008Em uma das visitas feitas no loteamento Warislândia na casa do Jovem Levi Rogério de Souza, em 2007, almoçando lá muitos foram os assuntos partilhados. De repente ele me convidou para ver um espaço que se chamava “caixa de areia” aonde muita criança vinha para brincar no meio da lama. Comovida e emocionada com aquela situação, propus então para que ele com outras lideranças locais pudessem fazer um projeto com o objetivo de construir uma arena, já que esse era o desejo deles. O projeto foi feito chamado “Progresso em Vida.” Infelizmente o dinheiro pedido não foi possível nem mesmo para concluir os fundamentos da arena.

Aos poucos com a solidariedade de muitas pessoas, foi sendo levantadas as paredes.

Certo dia, uma das lideranças o Sr. Cláudio Lourival que era evangélico veio lá em casa e vendo o quadro de Ir. Irene Stefani na parede perguntou-me quem ela era, se era viva ou já tinha morrido.  Fizemos ali então uma longa conversa sobre quem é Ir. Irene Stefani. Equipe de coordenação do ProjetoQual então não foi a sua pergunta: “Será que o Vaticano poderia emprestar para nós esse nome para que ela proteja a nossa arena, e com certeza vai cuidar muito bem, já que ela ajudou tantos jovens, famílias e pessoas carentes assim como nós, pois não queremos placas nem fotos de políticos aqui. Surpreendi-me com esse pedido, mas disse que não era o Vaticano o responsável de emprestar o nome, pois Ir. Irene, missionária da Consolata, foi  missionária do mundo  e  com certeza ficaria muito feliz de poder proteger mais uma porção de gente que gosta de Jesus e quer o bem das pessoas.

Frente do centro 2015A proposta foi então compartilhada entre os demais coordenadores do projeto e todos aprovaram.  Em seguida ao visitar o local me surpreendi, pois na parede já estava o nome “Arena irmã Irene Stefani”. Ao perguntar: por que vocês logo escreveram o nome dela aqui? Qual foi a resposta: “é para que ninguém roube esse nome de nós.”

No ano de 2014, em preparação à beatificação de Ir. Irene, como comunidade religiosa achamos por bem convocar a coordenação da “Arena Ir. Irene Stefani” e fazer um novo projeto para o seu acabamento. E assim foi feito, sendo inaugurada no dia 31 de outubro de 2015 com bênção solene.

Hoje a arena já está sendo transformada em ONG com o nome “Centro Esportivo e Cultural Irmã Irene Stefani” onde cada pessoa que por lá passa consegue fazer um gol de amor e solidariedade.

Ir. Noeli Domingos Bueno, MC Região Amazônica há 17 ano

EtiquetasDestaque