Assembleia das Missionárias reflete sobre ação na Igreja e sociedade

Missionárias da Consolata se reuniram para rever documentos a Instituição e refletiram sobre a atuação na Igreja e no mundo.

Por Lourdes Bonapaz

No último final de semana, 12 e 13 de março, enquanto os Leigos Missionários (LMC) estavam reunidos no Recanto Consolata para seu Retiro anual, as Irmãs Missionárias se reuniram na Casa Regional para rever documentos da Instituição (Diretório). Um bom grupo de Irmãs, vindas de várias comunidades, participou com muito entusiasmo. Ir. Maria Conceição N. da Silva orientou a assembleia, na ausência da Ir. Anair Voltolini, Superiora Regional. Trabalho árduo e até difícil, mas necessário.

assembleiairmascasaregional1Foi uma ótima oportunidade para as Missionárias olharem para a sua atuação na Igreja e sociedade tão conturbada nos dias de hoje, no país e no mundo. Foi gratificante constatar que as Irmãs se esforçam para tornar visível o carisma de “Consolação” nas várias pastorais sociais e da Igreja nas realidades onde atuam. As irmãs têm fé e esperança de que, sua presença e trabalho, contribuem para um mundo melhor e mais solidário, mesmo que sejam em número reduzido.

Visível foi a alegria e o entusiasmo das irmãs durante o trabalho cansativo da Assembleia; mesmo aquelas com mais idade ou fragilizadas pela saúde foram até o fim ativas e participativas. Com certeza o Padre Allamano as abençoa e encoraja, como sempre dizia às irmãs: “Coraggio nel Signore”.

Lourdes Bonapaz, MC, é missionária em São Paulo, SP.