PAI ALLAMANO EM MINHA VIDA

Um Pai firme nos seus ensinamentos e ao mesmo tempo um Pai- Mãe, com expressão de profunda ternura.

Por Domingas Moratelli

Desde a minha Formação Inicial até o presente, sinto o Beato José Allamano como Pai. Um Pai firme nos seus ensinamentos e ao mesmo tempo um Pai- Mãe, com expressão de profunda ternura. Um Pai que tinha um estilo de vida próprio que ele mesmo o definia como: “o meu espírito”. Sempre me impressionou a sua frase convicta e firme “o espírito vo-lo dou, eu”.

DSC03984Posso afirmar que na minha formação inicial o Pai Fundador era o tema nos encontros; sua Doutrina era apresentada, explicada e muito acolhida e amada por mim. Sentia e sinto sempre, arder meu coração ao refletir sobre o nosso Carisma Ad Gentes: “Evangelizar levando a Consolação”. Sendo assim faz com que seus ensinamentos, calem sempre mais profundos e significativos em meu íntimo. As frases chaves do Pai Allamano, que sempre gostei e marcaram minha vida são: “Deveis ser primeiramente Santas, depois Missionárias”! Frase esta, que me ajuda a viver sempre na busca, mesmo reconhecendo que muito, ainda é fragilidade em mim. “Da missionária exige-se mais oração, mais mortificação, mais santidade, uma santidade extraordinária afirmava ele. “Poderiam ter tido à frente do Instituto outra pessoa mais inteligente, mais preparada do que eu; mas uma pessoa que as amasse mais do que eu, não acredito”. “Por vós vivi muitos anos; por vós consumi bens, saúde e vida. Espero depois da morte, tornar-me vosso protetor no céu”.

 Obrigada, meu Pai por tanto amor pelas tuas filhas! Peço-te, que eu consiga imitar tamanho amor, para todos os que eu encontrar ou passarem por mim.  “Deveis tornar-vos santos, grandes santos, logo santos”. “O bem deve ser bem feito”. É preciso ser extraordinário no ordinário”.

O ditado do Pai Allamano: “Nuc coepi”(Agora começo), é sempre para mim de grande incentivo para não me deixar levar pelo desânimo; mas sim, coragem e força para recomeçar serenamente.

DSC03981O Pai queria que nossas devoções fossem principalmente: a Eucaristia-“deveis ser Sacramentinas”; amor à Consolata- “vossa Fundadora”, e nos ideou, contemplando Nossa Senhora Consolata, porque devemos adquirir as suas atitudes; amor à Igreja e ao Papa “ deveis ser papalinas” isto para dizer-nos que devemos estar atentas aos ensinamentos e apelos do Santo Padre e ser as primeiras em fazê-los vida.

Muito mais eu poderia falar do Pai, mas, vou parar, acrescentando o que muito me faz meditar: “Quero que haja caridade florida”; “É preciso que reine união na comunidade, custe o que custar. Esta união gera paz e nos torna fortes. A união faz a força”. Ele queria que na comunidade houvesse o “espírito de família” que é parte integrante do nosso Carisma.

Neste momento ouço o Pai Allamano dizer-me: “Coraggio! Ti benedico. Avanti in Domino”! (Coragem! Te abençoo. Avante com o Senhor).

Domingas Moratelli é Missionária da Consolata em SP.