Grutinha de Nossa Senhora de Lourdes - lugar sagrado

No dia 8 de maio de 2016, a grutinha foi reinaugurada com missa campal e presença da comunidade.

Por Melania Lessa

A grutinha de Nossa Senhora de Lourdes, no pátio do antigo Noviciado das Missionárias da Consolata, na V. N. Cachoeirinha, SP até anos atrás, era um lugar muito procurado para rezar. Depois, por muitas razões, ficou praticamente esquecido. Mas a Mãe não dorme. Com certeza desejava ali se manifestar com sua ternura de sempre!

grutinha1Olhares atentos, um desejo manifesto de cuidar da grutinha e eis que, uns dias depois, a Sonia Secco, ex aluna do Externato São José, chega com a proposta: “Irmã, esta gruta traz muitas memórias, gostaria de renová-la”.

Foi com emoção, portanto, que domingo, dia 8 de maio, 2016, a gruta Nossa Senhora de Lourdes foi reinaugurada. Uma data significativa: Festa da Ascensão do Senhor, 50º dia Mundial das Comunicações, dia das Mães... Hoje também nós estamos aqui ao redor de uma simples e pequena gruta carinhosamente renovada!

A Mãe de Deus está aqui. Ela nos olha e sorri como sorria para Bernadete! Sorri com particular ternura para as muitas mulheres que hoje também aqui estão... Você mãe, avó, tia, irmã, amiga...
Falar das mães é falar de Deus, pois no coração delas está o verdadeiro amor... Falar de Mãe é falar da Mãe de Jesus, pois ela é o rosto misericordioso de todas as mães.
Que a bênção da Trindade cubra de luz a tua vida, mãe, para que tu sejas como Maria sempre mais presença do Divino na vida da família.

A água voltou a jorrar e a luz não cessa de brilhar, as flores sorriem.... e a Mãe, sempre atenta, continua abençoando seus filhos e filhas, renovando-lhes a esperança e a coragem de anunciar para todos, sem exceção, o amor misericordioso Pai, revelado por seu Filho Jesus.

grutinha3Testemunha Sonia Secco - Em fevereiro deste, mandei rezar a missa de 7º dia do falecimento do meu pai; então estive lá no colégio, pois é assim que chamo aquele “Santuário” porque estudei lá no pré-primário em 1962. Na ocasião me lembrei da gruta que marcou muito a minha infância e fui revê-la. Fiquei triste ao vê-la em estado precário. Foi então que me ofereci para sua restauração e esse meu gesto se tornou concretizado com o apoio imediato da Irmã Melania seguido da colaboração também da D. Rosa e do Wagner. Tenho certeza que N. Sra. de Lourdes e Sta. Bernadete me impulsionaram a esse gesto, pois minha decisão foi imediata. Pareceu mesmo coisa de força maior.

Hoje, na reinauguração, nesse domingo especial do Dia das mães, senti imensa emoção, pois agora com 60 anos me lembrar de quando ia até a gruta para rezar com apenas 6 anos e fazer meus pedidos. Hoje, venho até ela só para agradecer essa oportunidade e tudo de bom que a vida me deu até aqui. Obrigada irmãs!
Sonia

Grutinha de N. S. de Lourdes- Dia das Mães
Breve história
Aconteceu em Lourdes, na França, no rochedo de Massabiele, no dia 11 de fevereiro de 1858.
Um dia como os outros, inverno rigoroso, às 11 horas da manhã, algo extraordinário aconteceu! Uma adolescente de 14 anos, Bernadete Soubirous, pobre, doente, sempre com o terço na mão, um milagre presenciou. "Parecia um sopro de vento, ela olhou atenciosamente, mas as folhas das árvores não se moviam”. Apareceu, então, uma "luz suave" que iluminou profusamente todo aquele lugar sombrio e no meio da luz, surge uma SENHORA maravilhosa! Muito jovem, aparentando 16 a 18 anos, estava de pé, vestida de branco; o véu que cobria a cabeça descia até os pés; ao redor da cintura tinha uma estreita faixa azul; no braço direito levava um terço; mantinha as mãos juntas e, nos pés, via-se duas rosas douradas.
Bernadete sentiu uma imensa felicidade que a envolveu completamente... O sorriso da Mãe de Deus unia a terra ao céu!

Uma vez a bela Senhora mandou Bernadete beber água e se lavar na fonte, mas indicava um lugar da gruta completamente seco. A jovem, curvando-se, começou a arranhar o chão duro com os dedos e, de súbito, jorrou água do rochedo... Naquele ano foram 18 aparições da Mãe de Deus, que se apresentou como Imaculada Conceição!

“A Fonte De Águas Vivas, a Oração, a Penitência”, três meios que a Senhora sugeriu para livrar o mundo do mal.

ORAÇÃO
Nossa Senhora de Lourdes, que vos dignastes aparecer a Bernadete, no lugar solitário de uma gruta, para nos lembrar que é no sossego e recolhimento que Deus nos fala e nós falamos com Ele, ajudai-nos a construir a paz tão necessária em nossa família e em nossa Sociedade! Nossa Senhora da gruta, Mãe de Deus, interceda por todas as mães nas suas mais diversas necessidades. Que o amor e a generosidade do coração de todas elas sejam os exemplos que permaneçam sempre no coração de todos os filhos e filhas. Fazei que todas as mulheres saibam ser no mundo um sinal da presença materna de Deus. Amém.