Presença junto aos mais necessitados

O objetivo da presença das irmãs em Belém, é estar no meio do povo, pregando e vivendo a não violência.

Por Noeli Domingos Bueno

A presença das Missionárias da Consolata em Icuí - Belém do Pará, teve início em 1 de abril de 2006, completando, este ano, o 10º aniversário de atuação. Nossa casa localiza-se no Conjunto Carnaúba, no Icuí Guajará, município de Ananindeua. Atualmente, a comunidade é formada por quatro irmãs: Celina Pia Chiarelli, Pasquita Jacob Kilula, Giovanna Gerônimo e Noeli Domingos Bueno. Pelo sobrenome das irmãs, percebe-se que formamos uma comunidade internacional - o que é comum na Missão.

2. Balé AFISO objetivo de nossa presença em Belém, no Icuí, é estar no meio do povo, o mais vulnerável, pregando e vivendo a não violência, de forma curativa. Concretizamos isto, através de visitas sistemáticas às famílias, com a escuta atenta, orientação social e espiritual, bem como trabalhando em parceria com a paróquia. Atuamos nas várias frentes missionárias da Igreja Local, como: Infância Missionária, Juventude, Pastoral Litúrgica e na Pastoral Social com acompanhamento das comunidades mais carentes e suas respectivas pastorais, além do acompanhamento do Projeto Social da Paróquia, chamado AFIS - Associação Filantrópica Icuí Solidário. A Associação foi fundada em 2009 e tornou-se o coração da paróquia, pois nela são atendidas diretamente cerca de 200 crianças, nas várias modalidades: balé, música, reforço escolar, inglês, trabalhos com elas e suas famílias, através do programa Criança Amada, Criança Educada.

Responsabilidades

Irmã Celina assessora os cursos de pintura, duas vezes por semana, para os adultos interessados; Irmã Pasquita dedica duas horas por semana a aulas de inglês com as crianças; Irmã Noeli assessora duas turmas de reforço escolar no Pólo de Warislândia, uma das áreas mais carentes do bairro, e dá acompanhamento psicossocial às famílias, sempre no intuito de oferecer o melhor para que a semente plantada possa dar frutos no tempo devido. Irmã Giovanna, a que chegou por último, dedica-se ao cuidado com o meio ambiente e já conseguiu fazer nascer uma 'horta comunitária', missão esta que vem de encontro à Campanha da Fraternidade deste ano: "Casa Comum, nossa responsabilidade".

Noeli Domingos Bueno, MC, é Assistente Social e membro da Comunidade Missionária de Icuí, Belém, há 10 anos.