EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA

Desde que chegou até nós a notícia da Beatificação da Leonella, senti dentro de mim alegria profunda e até o sonho de estar presente a esse evento.

Por Dinalva Moratelli

IMG-20180613-WA0026Desde que chegou até nós a notícia da Beatificação da Leonella, senti dentro de mim alegria profunda e até o sonho de estar presente a esse evento. Contudo, fiquei muito feliz pelas Irmãs que foram contempladas para participar. Mas quando chegou a mim este convite, não hesitei e disse: “eu vou”.  Deixei de lado a minha fragilidade e comecei a invocar a Leonella. Parecia-me algo grande demais para mim. Enfim chegou o dia tão esperado e a seu tempo encontrava-me na Itália, em Turim. Muitas alegrias e forte comoção ao reencontrar tantas Irmãs e entre elas as que partilharam sua vida e missão no Brasil. Como foi gratificante e emocionante chegar à Casa Mãe, visitar nossas comunidades em Turim e também a Casa Geral em Nepi, Viterbo.

Retornar a certos lugares tão especiais depois de 30 anos, é uma experiência profunda e até difícil de partilhar. A motivação deste retorno à Itália foi provocada pela Ir. Leonella Sgorbatti, isto é, sua beatificação, ou melhor, a Providência Divina que veio a mim na pessoa de nossa Superiora Regional Irmã Anair Voltolini.

Momentos fortes foram as visitas ao Santuário da Consolata, ao túmulo do Fundador Padre José Allamano e Tiago Camisassa na Via Corso Ferucci; a casa onde nasceu o Fundador, em Castelnuovo D. Bosco, espaço artisticamente aproveitado e transformado  em lugar de oração; o mesmo diga-se da casa de S. José Cafasso. Naquelas ruas por onde passaram essas pessoas e tantas outras, se respirava um ar de santidade!

Retornando ao Santuário da Consolata, é indizível expressar os sentimentos, sabendo que o Allamano viveu ali a sua longa e profunda experiência de Deus, sem falar de sua dedicação na reestruturação do mesmo, apoiado e auxiliado pelo padre Tiago Camisassa.

Ali me veio à memória os seus longos tempos de contemplação à Eucaristia e à Mãe Consolata, onde nos pensou, nos idealizou e nos quis assim. O silêncio profundo que reina no interior do Santuário convida a permanecer ali, sem ter a preocupação ou desejo de ir para outros lugares, já que a Novena e Festa da Mãe Consolata estava tão próxima. Para mim este acontecimento, ou experiência está dando um sentido mais profundo e especial na preparação da festa da queria Mãe, no próximo dia 20.

Que dizer do nosso carisma? Pessoas vindas de perto e de longe, raças, culturas e línguas diferentes, mas todas com a mesma alegria e entusiasmo, sentindo-se parte desta família ou bem próximas, chegavam à Catedral de Piacenza para participar da beatificação de Ir. Leonella. A alegria estampada nos rostos era contagiante.

IMG-20180525-WA0029Nosso grupo do Brasil fez uma bela experiência de comunhão com outros grupos que se hospedaram no mesmo local em S. Mauro, na antiga casa do nosso noviciado (hoje dos Padres Somascos) e todos com o mesmo objetivo. Imaginem a emoção ao ver uma imagem da Consolata no jardim da casa e por sinal, muito bem cuidada!

Entre os grupos o maior era o do Quênia, muito alegre e animado, aí nos deparamos com língua e cultura muito diferentes necessitando de intérpretes, que graças a Deus não faltavam. A princípio nossa comunicação era um cumprimento, uma saudação e/ ou um sorriso.

A viagem com esses grupos a Piacenza para a beatificação da Leonella foi bem marcante. Cantos e orações em inglês ou na língua local e nós com outras pessoas rezamos e cantamos em português. Foi uma viagem linda e muito abençoada. Tudo isto para reforçar: como é bela a comunhão e o nosso Carisma! A internacionalidade e interculturalidade são hoje vividas naturalmente em nossas comunidades nos quatro continentes onde partilhamos nossa vida e missão.

E você jovem quer ser parte desse carisma e missão? Venha nos conhecer ou converse conosco.

Dinalva Moratelli é MC, membro da comunidade de formação, SP