É NATAL

Sim, o dia de Natal passou, mas Jesus continua presente e desejoso da nossa companhia

Por Lourdes Bonapaz

Ainda é tempo de viver o Natal tão esperado. Preparamo-nos durante as quatro semanas do Advento, um tempo suficientemente longo, para acolher Jesus em nosso meio, na comunidade, no coração, com toda a dignidade que Ele merece. Fizemos festa para Ele, até damos presentes; celebramos com os amigos e familiares. O dia da festa passou! E agora, quanto tempo damos a Jesus, o Emanuel, Deus conosco que veio para ficar, para permanecer em nosso meio, para sempre?

20190606_235740Sim, o dia de Natal passou, mas Jesus continua presente e desejoso da nossa companhia. É para isso que Ele veio. Não vamos esquecer que Ele de rico se fez pobre, assumiu a nossa natureza humana, fazendo-se um de nós, para nos enriquecer. Para que nós possamos estar com Ele, como irmãos em fraternidade.
Jesus veio numa criança e marcou nova era, nova época; Ele hoje está escondido de muitas formas, como se ocultou na criança de Belém, se esconde num pedaço de pão consagrado para nos alimentar; e escondido está entre nós, para que todos tenham a possibilidade de encontra-lo, de ouvi-lo.... Onde mais podemos encontrar Jesus?

Jesus pode ser encontrado muitas vezes ao dia e não ser reconhecido, porque não temos intimidade com Ele, pois não nos é familiar, não falamos com Ele frequentemente, nem o visitamos em oração, meditação e nem contemplamos sua face longamente. Então se torna difícil reconhecê-lo no irmão que sofre com fome e sede; que precisa do meu tempo para desabafar; do meu ombro para se apoiar.
São os momentos fortes de experiência com Jesus que nos levam a reconhecê-lo em nossa convivência fraterna, no trabalho e nos encontros com o outro.

Quem sabe não será esse o tempo certo de tomarmos resoluções fortes de mudarmos de atitudes em relação a nós mesmos e aos outros de cobrarmos menos e doar-nos mais, de amarmos sem esperar recompensa e nem agradecimentos!
1809_1128181040526603_5862431509335951465_nJesus, a verdadeira Luz, que habitava no Pai, veio a este mundo para nos iluminar, para falar ao nosso coração ‘Palavras de Salvação’, de transformação e mudança de vida. Vamos escutá-lo na simplicidade e humildade de nossa vida cotidiana. Então sim será sempre Natal.

Madre Teresa de Calcutá nos diz: “É Natal sempre que deixares Deus amar os outros através de ti... sim, é Natal sempre que sorrires ao teu irmão e lhe ofereceres a tua mão”.

O Pai Allamano nos fala: “O Natal não é festa somente das crianças, mas também nossa, pois devemos tornar-nos pequenos para entrar no Reino dos Céus. Exercitemo-nos nas virtudes que são próprias do Santo Menino: a simplicidade e a humildade”.
Agora é Natal, tempo de esperança e luz. E se ouvirmos a Palavra de Jesus, o Natal se prolongará o ano todo.

Lourdes Bonapaz é Missionária da Consolata, SP