Ano Vocacional

IMG-20201018-WA0047

Com o lema "Farei de ti luz das nações", Missionárias da Consolata celebraram Ano Vocacional.

Por Maria Schmitz *

As Missionárias da Consolata celebraram o Ano Vocacional, de 1 de outubro de 2019 a 31 de outubro de 2020, em cada uma das comunidades presentes no Brasil, visando reavivar a beleza da Vocação Missionária e despertar nos jovens a sensibilidade vocacional-missionária com o lema: “Farei de ti Luz das nações”.

O primeiro passo foi dado com o encontro das Irmãs representantes da Animação Vocacional Missionária (AMV) das comunidades no Brasil para a partilha da Programação Anual.

No dia 12 de outubro de 2019 foi celebrada na Casa Regional MC a Vigília Missionária organizada e animada pelas Irmãs e a Juventude Missionária da Consolata, com o tema: Ide por todo o mundo e Anunciai o Evangelho. Batizados e Enviados: a Igreja de Cristo em Missão no mundo, com a reza do terço missionário.

Em 24 de novembro de 2019 aconteceu nas dependências do Jardim Consolata o Encontro Consola Jovem 1, com a participação de toda a família Consolata: missionárias, missionários, leigos e juventude, além do Seminário Propedêutico Interdiocesano. No amplo espaço disponível foram montadas várias “Tendas” preparadas e enriquecidas com muitos materiais missionários com equipes que atendiam e orientavam os visitantes - Espaço Carismático, Exposição Missionária, Adoração Eucarística. Espaço Cultural e para encerrar, a Celebração Eucarística.

Covid atrapalhou programação

A Equipe responsável também se dedicou à elaboração de materiais para os eventos tais como: oração do Ano Vocacional, banners, cartazes, panfletos, camisetas e muitos outros. Mas, por conta da Covid-19, em junho de 2020 foi preciso refazer a programação do Ano Vocacional quanto ao seu estilo e possibilidades.

Assim, foi editada um novo Consola Jovem 2, mas on-line, nos cinco sábados do mês de agosto de 2020 dando visibilidade à Família Consolata, atingindo um bom número de expectadores. No WhatsApp criou-se um grupo com as jovens desejosas em nos conhecer chamado: “Conectadas à Consolata!” Com as jovens deste grupo organizou-se um primeiro Encontro on-line, em 2 de agosto, e a pedido delas continuamos realizando um encontro todos os terceiros domingos de cada mês.

O Encontro Continental de Jovens on-line aconteceu em 17 de outubro do qual participaram jovens de países como Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia e Venezuela. Novamente como Família Consolata, em 24 de outubro foi realizado o Consola Jovem - A Missão.
O encerramento do Ano Vocacional aconteceu no dia 31 de outubro, dia em que fazemos memória da Bem-aventurada Irene Stefani.

* Maria Schmitz, MC, é missionária no Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida, Jardim Peri, São Paulo, SP.