ADVENTO, 2021

Vigiai, ELE está perto!

Por Lourdes Bonapaz

O Ano Civil começa em 1º de Janeiro e termina em 31 de Dezembro. Já o Ano Litúrgico começa no 1º Domingo do Advento e vai até a festa de Cristo Rei do universo (Novembro)

DSC05353O Tempo do Advento possui dupla característica: sendo um tempo de preparação para as solenidades do Natal, em que comemoramos a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens, é também um tempo em que, por meio desta lembrança, se voltam os corações para a expectativa da segunda vinda de Cristo no fim dos tempos. Por esse duplo motivo, o tempo do Advento se apresenta como um tempo de piedosa expectativa da vinda do Messias, além de se apresentar como um tempo de purificação de vida. O tempo do Advento inicia-se quatro domingos antes do Natal e termina no dia 24 de Dezembro, desembocando na comemoração do nascimento de Cristo. É um tempo de festa, mas de alegria moderada.

Na vida Espiritual do no querido Pai Allamano se lê: “ Devemos dar grande importância à preparação desta vinda de Jesus Cristo em nós. Vivamos do espírito do Advento, façamos nossas as invocações dos profetas, que a Igreja nos recorda na sagrada liturgia, e repitamo-las frequentemente durante o dia, à maneira de jaculatória: Oh! Se rasgásseis o céu e descêsseis! (Is 63, 19) ...Nosso coração, entretanto, está preparado para receber o Senhor?
O Advento é tempo de renovação: aplainemos os montes e aterremos os vales, evitando os pecados e praticando as virtudes”. (pg 428-429)
Aproveitemos ao máximo deste tempo de graça e renovação espiritual, como nos sugere nosso Pai Allamano.
Bom Advento a todos!

Lourdes Bonapaz é Missionária da Consolata, SP