O NATAL (DALETA) NA ETIOPIA

Quando nós aqui no Brasil estamos nos despedindo do tempo do Natal, nossos irmãos e irmãs na Etiópia vão iniciar a celebração.

Por Eudoxa Alves Sicupira

Quando nós aqui no Brasil estamos nos despedindo do tempo do Natal, nossos irmãos e irmãs na Etiópia vão iniciar a celebração.

20171126_170803Na Etiópia, o NATAL é celebrado o dia 07 de Janeiro, conforme o Calendário Juliano e esta não é uma grande festa para eles, como acontece em nosso mundo Ocidental.

As maiores festas são Epifania e o Batismo de Jesus. Esta é celebrada com grande solenidade e é sentida por toda a população cristã. (É a festa de Timket=Batismo).

Já na vigília desta celebração do dia de (Timket) em modo especial a Igreja Ortodoxa com todos seus Padres, Diáconos e uma multidão de fiéis saem em procissão de seus Templos, levando com eles o (Tabot= Arca da Aliança) e passam um dia e uma noite em “Tendas” nas proximidades de rios, lagos ou poços de água. E ali, entre cantos, orações, confissões, jejuns e prostrações, permanecem até quase ao meio dia do dia seguinte com o objetivo de serem purificados de seus pecados ou mesmo lavados dos mesmos. Tudo isso acontece com aspersão de muita água, e eles acreditam serem batizados de novo.

0000021328Ao meio dia em ponto voltam para suas Igrejas trazendo de volta o (Tabot) ao som de tambores, cantos, gritos e (Lilins=Trilos) para darem início à Solenidade do Batismo do Senhor Jesus Cristo.

Voltando à celebração do Natal posso afirmar que no meu primeiro ano na Etiópia, 1988, senti muita saudade do NATAL que vivia em minha terra, o Brasil. Com o passar do tempo fui me transformando e pouco a pouco entrando na nova cultura e calendário Juliano com suas tradições e riquezas.

Hoje já nem sinto saudade, pois entrei completamente na realidade do povo etíope. Com eles, vivo e vibro com muita alegria e festa as suas celebrações a seu tempo e ritmo.

Eudoxa Alves Sicupira é missionária da Consolata na Etiópia